O Prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier, anunciou, em entrevista à Radio Timburi FM, nesta segunda-feira (23),  durante o programa jornalístico Timburi Notícias, recursos conquistados pelo município e a análise de conjuntura sobre a realidade situacional do país, apontada na última semana, em Brasília, quando participou juntamente com outros quatro mil prefeitos de todo o pais, da tradicional Marcha dos Prefeitos. O chefe do executivo de Andirá também esteve na última semana em Maringá, onde participou de uma solenidade com o Governador Beto Richa, Secretários de Estado e vários deputados, onde foram realizadas assinaturas de convênios e liberação de recursos para várias cidades.

Andirá foi uma das poucas do Norte Pioneiro a participar do evento. Segundo Xavier, houve a assinatura da liberação de um recurso de R$ 40 mil, para o Colégio Durval Ramos Filho; a entrega de um Kit Esportivo, a liberação de um recurso de R$ 100 mil para reestrutura de vias; uma ambulância, para a Secretaria de Saúde; R$ 240 mil para aquisição de veículos, também para a Saúde; além da ordem de serviço de R$ 2,1 milhões, para implantação de emissor de águas pluviais, na PR-092, no entroncamento com trecho da BR 369.

Xavier também destacou que já encontra-se na conta cerca de R$ 450 mil, do Programa Saúde da Família, aguardando o processo licitatório. O recurso será destinado a Saúde do município, principalmente para aquisição de equipamentos.  Ele também anunciou que o aparelho de Raio-X, conquistado via Governo do Estado, já chegou. “Temos trabalhado firme para conseguir viabilizar parcerias com os governos do Estado e Federal e estamos tendo amplo apoio dos deputados e senadores parceiros que estão trabalhando firmes para ajudar-nos nestas liberações de recursos. Apesar de todas as dificuldades, Andirá está bem, pagando os fornecedores em dia, pagando os funcionários em dia, com várias ações em andamento pela cidade e vários recursos chegando, principalmente para a área da saúde, uma das mais sensíveis do governo”, destacou.

Mas o prefeito também falou da crise. Ele disse que a situação é preocupante e pode vir a piorar, diante das informações e cenários que foram apresentados durante a XIX Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. “A situação é bem difícil e a gente espera que os municípios sejam os menos afetados possíveis. Temos que ser otimistas e torcer para que Brasília se ajuste logo”, destacou.