Muito rap com mensagens de protestos sociais e de fé, apresentações que encantaram pela força do movimento, danças que chamaram a atenção do público, grafite ao vivo que intensificou o talento dos artistas e uma batalha de rima que foi de tirar o fôlego. Tudo isso, misturado com muita alegria, paz e uma afirmação que ecoou durante todo o encontro: “Andirá tem Hip Hop”. Este foi o cenário de um dos mais importantes eventos culturais organizados este ano em Andirá e que teve como palco principal a Praça Sant´Anna. Na abertura oficial, o Coordenador de Juventude do município, Ricardo Simoni Júnior, falou sobre as articulações, em diversas frentes, que estão ocorrendo em Andirá na defesa dos movimentos sociais e culturais jovens. Ele agradeceu o apoio e parabenizou o empenho dos integrantes do Hip Hop.

Artistas de diversas cidades participaram do “rolê”, organizado pela Coordenadoria Municipal de Juventude – departamento de políticas públicas, criado no ano passado, depois de ampla mobilização dos setores jovens da comunidade e da Prefeitura -, com apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Comunicação e Ação Social. O evento marcou pela diversidade, pelas mensagens de protestos sociais e pela organização. “Sem palavras pra agradecer o que fizeram por nós. Com apoio da Coordenadoria, conseguimos reativar a cultura do Hip Hop em Andirá. Um monte de gente já nos perguntando quando será o próximo. Quem foi amou, disse que foi a melhor coisa q fizeram na cidade, repercussão total. Com certeza o próximo vamos trabalhar mais, pra ser mais perfeito”, disse o rapper Danilo Massola, um dos organizadores e líderes do Movimento Hip Hop em Andirá.

Depoimentos

Durante todo o período da tarde, o som foi intenso. Jovens, crianças, idosos, muitas famílias vieram prestigiar o evento cultural democrático.  A Prefeitura deu todo o suporte necessário para recepcionar os artistas que vieram gratuitamente encher a Praça de cultura. Nas redes sociais, os artistas destacaram o trabalho da Coordenadoria de Juventude. “Ficamos todos maravilhados com a prefeitura que apoiou o evento com comida para os grupos que se apresentaram, condução,  aparelho de som e até latas para os grafiteiros. Impressionante mesmo. Lindo ver a prefeitura ajudando a fortalecer a cultura assim”, destacou o rapper de Ourinhos, Walter Alvez.

Outro artista que encantou com as músicas que versaram num misto rap cômico, foi o rapper Maikon Zambido Serrano. A galera curtiu bastante. Ele também destacou o empenho da prefeitura de Andirá na promoção do evento. “Estou até agora maravilhado, encantado, não só com a essência e conteúdo, mas sim de ver o grande e lindo apoio que a prefeitura de Andirá deu para esse evento, a estrutura,o som, as águas, refrigerantes, lanches, tudo de graça pra galera que veio de fora se apresentar e prestigiar. Mandaram um ônibus vir buscar a gente em Ourinhos e depois nos trouxe. Sem palavras”.

O rapper andiraense André Felipe, um dos organizadores do festival, agradeceu a todos que participaram e enfatizou a força do  grupo. “O movimento levou mais de 200 pessoas para a praça pública, em pleno domingo, onde aconteceu um evento lindo, não houve registro de nenhuma briga ou desentendimento, ironicamente, o movimento que é tão tirado como marginal. Não quero ser repetitivo, mas estendo aqui os meus agradecimentos a todos que abraçaram nosso evento”.