O “Natal de Amor e Luz”, em Andirá, está emocionando com as programações culturais, e a decoração alusiva – que está atraindo muita gente para a cidade neste mês de dezembro-. A chegada do Papai Noel e toda sua trupe, reuniu uma multidão na Praça Sant´Anna, na quarta-feira, dia 12. Foram momentos de muita alegria, que marcaram pela mobilização de artistas, participação de alunos da rede municipal de ensino, presença de famílias e convidados de muitas cidades da região que prestigiaram a abertura da festa cultural, considerada uma das maiores de toda região.

Além das luzes e decorações que tomaram a Praça Sant´Anna, a avenida Goiás e a rua São Paulo, a festa também contou com a presença de um Trenó do Papai Noel, todo decorado para encantar as crianças e uma Casa do Papai Noel, em formato de caixa de presente, onde o atendimento do bom velhinho é diário, até às 22 horas. O Trenó também está todos os dias disponíveis, para que as crianças possam passear, gratuitamente.

Na abertura, a tradicional chegada do Papai Noel contou com um desfile de personagens, artistas da Escola de Comunicação e Artes e do grupo Arteiros e Cia Teatral (um dos importantes parceiros da organização da festa), além de alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino. A Banda Musical Municipal de Andirá abriu o evento , trazendo muita arte e requinte à festa. Os jovens músicos e dançarinas do corpo coreográfico – sob o comando do maestro Daniel Cardoso e Brenda Mikaela, respectivamente -  encantaram, mostraram muito talento e foram muito aplaudidos pelo público presente.  A Prefeita, Ione Abib, esteve presente e, encantada, expressou a alegria da festa popular , que reúne tantas famílias e traz tanta alegria à comunidade. Ela entregou a chave da cidade ao Papai Noel, um ritual simbólico realizado todos os anos.

O evento teve parceria com a Cooperativa Sicredi, Unimed e Associação Comercial Empresarial de Andirá (ACEAD). O Sicredi realizou sorteios de poupanças durante a festa, além de disponibilizar, gratuitamente, pipoca e algodão doce para as crianças no local.  “Agradeço toda a equipe aguerrida da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, e todos os colaboradores parceiros de todas as demais Secretarias que não mediram esforços na organização da decoração e na mobilização da programação. Nos enchem de orgulho”, destacou o Secretário de Cultura, Tiago Dedoné.

Ele também destacou a importância de iniciar as festividades no mesmo dia em que o comércio abriu as portas em horário noturno. “Foi um pedido da Prefeita, Ione Abib, para que esperássemos o dia da abertura do comércio. Estivemos com a Acead, esperando a definição da data. Assim que definido, iniciamos as divulgações. O objetivo é ajudar a potencializar a economia local neste período. Nossa festa é considerada uma das melhores e maiores de todo o Norte Pioneiro e isso ajuda a atrair turismo de eventos, trazendo, também, muita gente pra Andirá”, declarou.

Fonte: Da SECCOM