As obras da construção das 50 casas populares, do Programa Minha Casa Minha Vida – Sub 50, do Governo Federal, que serão distribuídas gratuitamente às famílias selecionadas pela Secretaria de Ação Social de Andirá, retomam as construções na próxima segunda – feira, dia 20. Isso por que a antiga construtora, que tocava o projeto, havia abandonado a obra sem justificativas, no dia 09 de dezembro.

Os moradores que compõem a comissão de acompanhamento avisaram o município que os trabalhos haviam sido paralisados e imediatamente a prefeitura entrou em contato com a Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar, que iniciou os procedimentos de licitação e substituição de construtora. Este processo não passa por intervenção do município, nenhum recurso entra nas contas do governo municipal, já que todos os procedimentos são de responsabilidade do programa. O município, além de ter doado o terreno, tem a incumbência de proporcionar toda a infraestrutura como, por exemplo, água e esgoto; além da intermediação e gerenciamento dos contatos e reuniões com os beneficiários. “Temos o compromisso de desenvolver tecnicamente o diagnóstico social das famílias, organizar as reuniões, as informações sobre os andamentos das obras e vamos trabalhar com as famílias a educação sanitária”, destacou Gleyse Aparecida Picolo Coimbra Botega, diretora do departamento de gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Nesta segunda-feira, dia 13, o diretor da MA Martins Construtora, Marcelo Souza – empresa que irá finalizar os trabalhos -, se apresentou oficialmente ao prefeito José Ronaldo Xavier e à Comissão de Acompanhamento. O encontro foi no gabinete do executivo. De acordo com ele, com o novo planejamento, as casas serão concluídas e entregues aos beneficiários até o final do ano, para que eles possam passar o natal já nas novas moradias.  “As casas têm muito boa alvenaria. O prefeito quer que termine logo a obra, ele fez a parte dele e agora vamos fazer a coisa acontecer”, destacou Souza.

Após a reunião, a Secretária Municipal de Ação Social e Primeira Dama do Município, Ana Lúcia Xavier, vistoriou as obras, acompanhada do novo empreiteiro e da equipe da Ação Social. No dia 29 de abril, a Secretaria irá promover nas instalações do Cine Teatro São Carlos, uma reunião com os representantes da construtora, do Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS), engenheiro da Prefeitura e representantes da Cohapar, que irão explicar aos beneficiados presentes os novos procedimentos da obra.