A disciplina, o desenvolvimento motor, físico, a socialização e integração, a pratica esportiva. Estes são apenas alguns dos benefícios do Judô - modalidade esportiva proporcionada, gratuitamente, pela Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – para a comunidade. Ao todo já são cerca de 40 atletas treinando e se aperfeiçoando em atividades, treinos e até a experiência de disputas em torneios.

Coordenado pelo Sensei (Professor), Hiromu Oda, quem ministra as aulas com metodologia educativa construtivista e foco na formação da cidadania aliada ao desenvolvimento técnico. “O trabalho  é todo voltado para um judô educacional. O atleta, campeão, é formado com o tempo. Isso requer tempo de trabalho é pré – disposição para o mesmo. É importante destacar que mais vale um caráter construído aos pocuos e que perdure para sempre, do que uma medalha, que é um pedaço de metal, que amanhã pode enferrujar”, justifica a metodologia voltada aos desenvolvimento pessoal.

O professor atende alunos de 07 a 17 anos. As aulas acontecem às sextas- feiras ( às 18 horas) e aos sábados, às 16 horas. Durante a semana, o professor também atende alunos do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), ampliando, assim, as políticas de democratização esportiva. Ainda há vagas. Interessados em fazer Judô, gratuitamente, podem procurar a sala de treino (que fica no Estádio João Hermógenes Andrade - Andradão), durante os dias das aulas. Precisa estar acompanhado do responsável para preencher a ficha de inscrição.  De acordo com o Secretário de Esportes, Juraci Bernardino (Meloso), os trabalhos têm proporcionado resultados muito importantes, não apenas de formação de atletas, mas, principalmente, na prevenção e intervenção social. “A Prefeita Ione nos pediu trabalhos de resgate e incentivo às nossas crianças e jovens. E os treinos estão muito bons, com atenção às crianças, que estão participando inclusive com a presença de pais. ”, concluiu o Secretário.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom