Manifestos públicos, passeata, entrevistas na imprensa, distribuição de materiais ilustrativos. Estas foram algumas das ações realizadas pelos órgãos da Secretaria Municipal de Ação Social nesta quarta-feira, dia 15, para lembrar a sociedade do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso. Os cerca de 80 idosos do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) – órgão da Prefeitura de Andirá que desenvolve atenção social – se mobilizaram numa passeata no centro da cidade, com faixas, bexigas e distribuição de panfletos. A meta foi alertar a população a respeito dos tipos de violências que este público sofre. Negligência e abuso financeiro estão entre as principais violações que os idosos vivenciam no pais. A passetada foi na Rua São Paulo – principal centro comercial de Andirá – e terminou na Praça Sant´Anna, com uma benção proferida pelo padre da Paróquia São Sebastião.

O trabalho foi realizado numa parceria entre o CCI, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e CRAS, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso. De acordo com a Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, o volume de denúncias nos órgãos especializados têm aumentado e que a maioria dos casos acontecem dentro da própria casa. Ela explica que quando o caso chega é feito todo um trabalho envolvendo uma equipe multidisciplinar, com psicológicos, assistentes sociais e com a família, com a finalidade de garantir os direitos. “Nós temos um trabalho muito bem organizado em Andirá, com uma equipe de profissionais especializada, que tem atuado firme na garantia do atendimento aos idosos. Mas a população e os próprios idosos precisam denunciar os casos de violência e exploração. Pode ser feito anonimamente via Disque 100 ou nos telefones do CREAS”, destacou.

Andirá tem atuado com o Conselho ativo e com políticas públicas de referência regional. O Centro dos Idosos atende diariamente com refeições, atividades psicossociais, esportivas, de lazer, produção de artesanato, atividades religiosas e muita socialização, durante todo o dia. Os ônibus da Prefeitura buscam e levam em casa. A Casa do Idoso é outro espaço, formado por várias casas, para que idosos sem família possam ter um lugar pra morar, também com atenção psicossocial e acompanhamentos. O CREAS faz atendimento diário a idosos que vivenciam situações de risco social. “Nós temos os equipamentos públicos e temos buscado consolidar uma política social humanizada e de garantia de direitos a este público”, concluiu.