A Prefeitura Municipal de Andirá, em parceria com a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná, assinaram em maio deste ano um termo de Cooperação Técnica para implantação de um Plano Municipal de Arborização Urbana.

Esta iniciativa faz parte das ações da Prefeitura visando criar melhorias no Plano de Urbanização e Mobilidade da cidade e estabelecer um programa de plantio e substituição de árvores para gerar conforto a população, embelezamento da cidade e preservação do meio ambiente.

Toda comunidade Andiraense está convidada a participar e a envolver-se nesta iniciativa, opinando, sugerindo e facilitando o trabalho das equipes que estarão nas ruas para coletar informações.

Desde 16 de setembro, pesquisadores da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) estão realizando em Andirá o levantamento quali-quantitativo das árvores do município. O objetivo desse levantamento é avaliar a condição geral das árvores, os principais problemas de cada espécie e realizar a quantificação das árvores presentes no ambiente urbano de Andirá. O intuito desse levantamento é planejar adequadamente a arborização urbana do município valorizando a diversidade e a beleza da vegetação local, preservando não só a flora, como também a fauna presente em Andirá.

O Plano de Arborização Urbana além da preservação da biodiversidade, trará inúmeros benefícios à cidade, tais como: a melhoria da qualidade do ar da cidade, diminuição dos índices de poluição atmosférica e sonora, preservação da qualidade do asfalto, sombra, beleza e bem estar, diminuição do risco de queda de árvores e de interferência com a rede elétrica, adequação das espécies arbóreas com relação a sinalização de trânsito, correta disposição das árvores em relação às ruas, as calçadas e as redes subterrâneas.

#Secretariademeioambienteeagricultura