Com o objetivo de buscar recursos para o município, apresentar projetos e ampliar as articulações políticas que visem melhorias para população, a Prefeita de Andirá, Ione Abib, esteve nesta última semana cumprindo várias agendas na capital, Curitiba. Além de visitar a Casa Civil, onde conversou com equipe técnica sobre ações estratégicas para o município, ela também esteve com parlamentares, buscando emendas e recursos para áreas de demandas de urgência em Andirá, principalmente infraestrutura, saúde, saneamento e segurança pública.  Na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Prefeita foi requerer um diagnóstico situacional sobre o sistema de canalização que foi realizado em Andirá. A nova gestão do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), não tem muitos dados sobre esta ação. O que se sabe, segundo ela, é que foi feita a substituição de rede, mas, não foram feitas as interligações nas residências, o que acaba resultando em falta de água.

Regiões como a Vila Americana, por exemplo, teve a ação de substituição de rede, mas a população ainda sofre sem o abastecimento real, mesmo com um reservatório na comunidade. Estes problemas herdados do sistema têm feito a Prefeita mobilizar técnicos para encontrar uma solução.  Todo o diagnóstico dos técnicos da Funasa será apresentado à prefeita já nos próximos dias. Ione também esteve esta semana na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), onde pediu o terreno do órgão, que está localizado na região da Popular / Santa Helena. O terreno foi concedido ao município; agora, só resta a oficialização documental que já está sendo providenciada. No local, a Prefeita informou que será construída uma praça com equipamentos públicos de lazer. A Prefeita também pediu casas populares. Ela apresentou um pedido de 500 unidades para Andirá. Os gestores da Cohapar informaram à chefe do executivo que será liberado, a priori, um lote de 150 unidades; depois, será feita a articulação do restante da demanda.

Ione também esteve na sede do Departamento de Estradas e Rodagem (DR). Lá, ela solicitou um terreno do DR, que está sem uso há alguns anos, para que possa ser feito um pátio de máquinas. A Prefeita esteve na Secretária Estadual de Saúde, onde levantou informações sobre convênios e tirou dúvidas sobre projetos. Na Secretaria de Segurança Pública, o encontro com os gestores pautou em pedidos de mais policiais para Andirá, ampliando efetivo. Ione esteve em reunião na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL). Lá, a articulação e solicitação foi para materiais para construção de pontes rurais em Andirá, que encontram-se debilitadas, prejudicando o livre acesso e o escoamento de produções agrícolas.

No Instituto Águas Paraná, a Prefeita foi com o projeto e solicitação de tubos para construção das galerias na Rua Bandeirantes, local onde a população sofre com alagamentos. O objetivo, com isso, é também resolver os problemas nas proximidades do Asilo. Outro debate que aconteceu no órgão foi a respeito de ações estratégicas de recuperação de Fundo de Vale, uma das preocupações da nova gestão, que também já articula o fomento do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONSEMA). Nas articulações junto à parlamentares ela pediu empenho e forças nas demandas do município. A Prefeita esteve acompanhada de assessores, entre os quais, o Secretário de Obras e Urbanismo, André Maluzzi.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM