Até a última sexta-feira, dia 26, 54% dos eleitores andiraenses aptos a votar haviam feito o cadastramento biométrico obrigatório no Fórum Eleitoral da cidade. Isso corresponde a 9.557, de um total de 17.544 eleitores. Apesar do grande número de atendimento diário que está sendo operacionalizado, ainda há muita gente para realizar o cadastramento, como afirma o diretor chefe do cartório, Valdir Teodoro da Silva, durante apresentação de dados para os prefeitos das cidades de Andirá, Ione Abib; Barra do Jacaré, Adalberto de Freitas Aguiar (Berano) e Itambaracá, Carlos Cesar de Carvalho (Carlinhos), que compõem a comarca de Andirá.

Os prefeitos realizaram a biometria e acompanharam de perto a mobilização da equipe de trabalho, que vem realizando um atendimento pautado em muita organização e planejamento. O trabalho conta com a ajuda das Prefeituras. Andirá, por exemplo, além de fornecer estagiários, também colabora na realização da divulgação, cedeu veículo para os traslados necessários da equipe e ainda conta com um ponto de apoio para agendamento, dentro do prédio principal da Prefeitura. Nesta sexta, prefeitos e vereadores realizaram um ato de apoio à ação, inclusive com faixa de agradecimento. A Prefeita, Ione Abib, destacou a importância da união de forças e apoio à mobilização, como ação estratégica para a eficácia do trabalho.  O diretor do Fórum também enalteceu esta parceria.

De acordo com ele, até esta data, 1.119 eleitores da comunidade da Barra do Jacaré realizaram a biometria, de um total de 2.654 aptos a voto, o que corresponde a 42%. O mesmo percentual marca a cidade de Itambaracá, em que 2.272 eleitores já realizaram a biometria, de um total de 5.304 aptos (42%). A mobilização segue até o dia 14 de julho. “Há um déficit de atendimento de 20%, o que pode caracterizar uma tendência de se aglomerar no final, com uma perpectiva de quatro mil pessoas a mais da capacidade de atendimento”, enfatizou o diretor, justificando a importância de agendar e ir o quanto antes realizar a biometria.

Ele também agradeceu destacou que está sendo realizado, no local, um trabalho de conscientização dos eleitores em espera, pedindo que disseminem a importância para o restante da família. Valdir lembrou, ainda, que a não realização vai acarretar no cancelamento do título.