O Prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier (PTB), anunciou nesta quinta-feira (26), durante reunião com os representantes do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Andirá (Sindserv), que irá conceder o Vale Alimentação ao funcionalismo público. O Projeto de Lei, segundo ele, deve ser enviado à Câmara Municipal para aprovação, já no mês de janeiro. Ele explicou que, devido ao aspecto do impacto financeiro, os estudos que são necessários fazer e os trâmites legais, não será possível que seja realizado o encaminhamento ainda este ano. Os servidores entenderam. Xavier ouviu dos representantes do funcionalismo as demandas diversas, que passou pela questão do Vale, mas, também figurou pelo aspecto de outras necessidades, como, por exemplo, ajustes no Plano de Cargos e Salários e pontuações sobre situações de trabalho. Ele assumiu o compromisso de estudar o mais rápido possível de que maneira se será dado o vale. O valor não foi estipulado, mas, o prefeito também destacou que haverá pré-requisitos. “Temos que ser justos. Não poderá ter o vale integral quem tem muita falta, por exemplo. Então, são várias coisas que vamos estudar com cuidado para colocar na Lei”. “Por mim, eu já tinha dado há muito tempo. Daria até um valor maior. Mas tenho responsabilidade com a prefeitura e não posso meter os pés pelas mãos, nem tampouco enganar o povo. Tem que ser tudo com muito amparo legal e financeiro”, destacou.

A Lei será enviada em janeiro à Casa de Leis. Mas os funcionários devem começar a receber no mês de março, depois de ter passado pelas comissões internas da câmara e pelo período regimental necessário. Entretanto, os funcionários saíram bastante satisfeitos com o compromisso firmado pelo prefeito, que aproveitou para explicar toda situação financeira atual da prefeitura. Para o advogado do Sindserv, que acompanhou os funcionários, David Salomão Júnior, o encontro com o chefe do executivo foi importante e positivo. “A conversa foi muito boa. Estabeleceu-se metas, compromisso”. O Presidente do Sindicato dos Servidores, Roberto Pereira, também participou da reunião. “Hoje eu saio daqui contente. O Vale vai sair”. De acordo com a servidora Angélica Pontara, os temas do encontro foram muito relevantes e houve disposição do prefeito em ajudar a categoria nesta demanda que há muito tempo os servidores reivindicam.  Segundo o diretor do Conselho Fiscal do órgão, Alexandre Mendes Pereira, todas as pautas de necessidades foram apresentadas ao prefeito, mas, a prioridade neste encontro foi o vale. “Saímos muito contentes com a receptividade do Dr. Xavier que explicou o porquê de não ter dado antes esta reivindicação. Apesar de não ser todo mundo filiado no Sindicato, esta conquista será para todos. O Sindicato, juntamente com o executivo tem vários projetos. Mas é importante a união de todos”.