O Prefeito José Ronaldo Xavier esteve em Brasília, no início desta semana, buscando parceria com o Governo Federal para construção de mais casas populares para a população de Andirá. O encontro foi com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, durante agenda de trabalho programada.  Xavier apresentou ao Ministro uma análise situacional do déficit de moradias na cidade e pediu intervenção do Governo para que colocasse o município de Andirá na lista das novas liberações do Programa Minha Casa Minha vida.

Segundo o chefe do executivo de Andirá, existem várias modalidades de disponibilização do programa. Ele requereu a inserção de Andirá no Fundo de Atendimento à Famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.  “Existe, por exemplo, aquela alternativa direto com a Caixa Econômica Federal, que inclusive é a mais usada em Andirá; e a alternativa de liberação de unidades onde a prefeitura entra com terreno e o Governo Federal entra com as casas a custo bem baixo, para os que estão em estado de vulnerabilidade social. Foi esta última alternativa que fomos brigar em Brasília, junto ao ministro”, destacou o prefeito, enfatizando, que o déficit para as pessoas mais carentes e em estado de risco social é significativo. Ele informou que já pediu o estudo da Secretaria Municipal de Ação Social, com relação aos atendidos no Cadastro Único e que se encaixam no perfil.

O Prefeito foi pra capital com o mapa da cidade debaixo do braço, já para mostrar no Ministério, os terrenos do município à disposição para a construção das novas unidades. Ele assinou uma carta de comprometimento e já recebeu o aval. Com isso, Andirá deverá ter as obras de mais 200 casas iniciadas até o mês de março. Antes disso, até o mês de fevereiro, o governo municipal correrá para encaminhar toda documentação e articulação necessária nos procedimentos.  “A gente quer trazer essas casas para as pessoas que estão em áreas de risco e precisam de moradias pra garantir a proteção de suas famílias. Estamos fazendo todo o possível para que consigamos êxito neste projeto”, destacou o prefeito andiraense.  O encontro também contou com a participação de prefeitos de cidades da região.