Foto de arquivo, meramente ilustrativa

Professores da rede municipal de educação básica de Andirá  receberão na folha de pagamento de abril, valor  superior ao piso nacional do magistério para 2012: R$ 1.451,00. No último dia 03 a Câmara de Vereadores andiraense aprovou o projeto de lei  nº.014/2012 de autoria do  Executivo, que atualiza  em 20% os salários  dos profissionais da educação elevando o piso para R$ 1.473,00, para 40 horas semanais. A lei sancionada pelo prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) tem seus efeitos retroativos a  01 de janeiro, data base do magistério. A diferença referente aos meses anteriores  será  creditada  à folha de pagamento da categoria, em seis parcelas. Em nota, o Chefe do executivo afirmou que a valorização do professor é fundamental para melhorar a qualidade do ensino no País e que  tratar a educação no município como prioridade máxima, é  política adotada por seu  governo desde o inicio da administração.   O Piso  Nacional foi sancionada em 2008 e determina um valor mínimo que deve ser pago aos professores da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Pelas regras, deve ser reajustado anualmente a partir de janeiro, tendo como critério o crescimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Entre 2011 e 2012, o índice foi 22% e o valor passou de  R$1.187,00  para R$ 1.451,00.
Governos estaduais e prefeituras alegam dificuldade para pagar o novo piso e 11 Estados  ainda não garantem a remuneração mínima.

Fonte: Assessoria - João Campos