O Conselho Municipal de Assistência Social, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante da Prefeitura de Andirá, estão mobilizando uma frente de ações para combater o uso de álcool e drogas, de crianças e adolescentes. Foram vários meses de preparação de uma ação integrada, com interfaces com outras secretarias do governo, escolas municipais e estaduais, polícia militar (patrulha escolar), Associações de Pais e Mestres, Conselho Tutelar e outros órgãos comunitários. Toda ação da rede de enfrentamento teve a observação e orientação do Ministério Público da Comarca de Andirá.

Nesta última semana, na sala de sessões da Secretaria Municipal de Educação, foram apresentadas à comunidade, as propostas de cada secretaria e outros órgãos, para mobilização no enfrentamento. As escolas municipais, por exemplo, estarão trabalhando de maneira bastante intensa, em projetos pedagógicos específicos, de conscientização e orientação, com atividades lúdicas, palestras, exposições e outras metodologias que abordarão o tema para ampliação do debate.

A secretaria municipal de esportes apresentou vários projetos que estão sendo desenvolvidos e projetados para este segundo semestre, no campo da democratização de acessos esportivos, partindo do princípio da conscientização cidadã e do enfrentamento ao uso das drogas. Nas escolinhas de esportes e em campeonatos e eventos semanais da secretaria debates, orientações e faixas alusivas ao temas são evidenciados. A secretaria Municipal de Cultura e Comunicação também está usando os projetos Cultura nos Bairros e o recém criado projeto da Escola de Comunicação e Artes para levar aos bairros, além de acesso aos cursos de artes, ampliação de socialização, integração e conscientização cidadã, o enfrentamento ao uso de álcool e drogas. Entre os dias 17 a 25, período em que os alunos estão de férias escolas, a secretaria de Cultura estará nos bairros levando atividades artísticas, com foco em intervenção social, prevenção e conscientização sobre os malefícios das drogas.

O encontro contou com a participação da Prefeita, Ione Abib; do Promotor de Justiça, Dr. Daniel Lourenço; secretários municipais, representante da Polícia Militar, Conselho Tutelar, representantes do CRAS e CREAS, diretores de escolas, imprensa.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom