Um dos eventos de tecnologia e desenvolvimento de inovação mais importantes da região aconteceu nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29, em Jacarezinho, contando com a participação de mais de duas mil pessoas, que foram apreciar os stands das Prefeituras, instituições educacionais, empresas e cooperativas que apresentaram seus projetos e produtos. A meta é diagnosticar as ações desenvolvidas e fomentar o desenvolvimento tecnológico na região. Palestras, workshops, exposições, também estavam na programação ofertada ao público. O evento, que aconteceu no Centro de Eventos de Jacarezinho, foi promovido pelo Sistema Regional de Inovação (SRI) e teve presença da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Andirá esteve presente com um Stand da Prefeitura, com o tema : “Associativismo”. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo mobilizou apresentações em banners dos projetos e políticas públicas que estão sendo aplicados e apoiados no município, voltados à agricultura, ao desenvolvimento econômico, prospectando geração de emprego e renda. A maquete do projeto Mercado do Produtor, um dos mais importantes projetos conquistados pelo município este ano, também foi exposto. Ela foi desenvolvida pela estagiária da Prefeitura de Andirá, Cintia Rodrigues Ferrari, estudante de Administração da Universidade Norte do Paraná (Unopar).  Nos materiais ilustrativos ainda destaque para o potencial agrícola e as produções que Andirá é referência regional. O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Carlos Papa; e de Viação e Serviços Públicos, Adilson dos Santos , também participaram do encontro.

A Prefeita de Andirá, Ione Abib, participou do encontro, destacou o papel estratégico do evento no fomento de ações de investimento em novas tecnologias na região, instigando pesquisas, potencializando descoberta de talentos nas instituições de ensino e nas cidades, e promovendo geração de emprego e renda. Ela esteve junto com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, ocasião esta em que Andirá entrou na lista dos municípios que serão contemplados com um recurso de R$ 150 mil para investimento em projetos de Startups.

A Cooperativa Integrada, que mantém, em Andirá, uma das maiores unidades do Brasil, também esteve presente no evento mostrando suas inovações em tecnologia e produção de grãos. Os Colégios Durval Ramos Filho e Barbosa Ferraz, levaram alunos para conhecerem as ações, participarem das programações do evento. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, o evento superou as expectativas, mostrou a força da região no debate e no desenvolvimento de estratégias de inovação. Ela lembrou, ainda, que a Prefeitura de Andirá é uma das cinco prefeituras da região que integram o Sistema Regional de Inovação. A Associação Comercial Empresarial de Andirá (ACEAD), também faz parte do órgão gestor.