A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) concederam à Prefeitura de Andirá o selo de controle de integridade e ética por meio do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).

O Programa avalia as organizações públicas federais, estaduais e municipais de todo o Brasil, por meio de uma plataforma de mapeamento, oferece um diagnóstico de suscetibilidade à fraude e corrupção e, se for o resultado for positivo, certifica o órgão público.

Para a Prefeita Ione Abib, “a certificação é muito importante porque vai ao encontro do que esta administração vem realizando, que é oferecer à população andiraense serviços de qualidade e com iniciativas de combate à corrupção”.

Para obter esta certificação, a Controladoria Geral do Município, por meio de seu representante, preencheu durante o exercício de 2021 questionários sobre as práticas administrativas da Prefeitura relacionadas à prevenção a corrupção. O município aguarda um plano de ação com sugestões e propostas adequadas às suas necessidades.

De acordo com a plataforma do Programa, são 5 mecanismos de combate a fraude e corrupção: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Cada mecanismo está associado a um conjunto de práticas, normativos, documentos e atividades no seu nível mais operacional, que contribuem para que o gestor tenha mais segurança em suas decisões.