Para a dona Tereza Marconi Jussiani, moradora há 44 anos na Vila Sarmento, as obras realizadas no bairro pela Prefeitura de Andirá, nesta última semana, foram muito importantes para a comunidade: “Foi ótimo. Taparam os buracos. Estava até perigoso de cair”. Já o morador Adalberto Quaglio, residente há um ano e meio, os trabalhos foram aprovados: “Tudo o que é feito de bom pra nós, é bem vindo. A rua ficou melhor”. O recapeamento realizado na vila era uma demanda da população e que foi possível graças a uma parceria da Prefeitura com o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), via intermediação do deputado federal Alex Canziani, que esteve recentemente em Andirá, onde se reuniu com a Prefeita, Ione Abib, e secretários, reafirmando a disposição e articulação de apoio à população.

O projeto contempla 27 mil m² de pavimentação, atendendo as populações das comunidades Sarmento, Timburi I e II e rua Mato Grosso, regiões com grandes necessidades de infraestrutura. A Prefeita, Ione Abib -  juntamente com os secretários de Administração, Marcos Cesar Caetano Pimenta; de Obras e Serviços Urbanos, André Maluzzi; e de Viação e Serviços Públicos, Adilson dos Santos - acompanhou os trabalhos realizados, fiscalizando as ações e conversando com a população destas regiões sobre as demandas. Ela destacou que há muitas áreas na cidade que precisam destas ações de recuperação de malha viária. Mas também afirmou que a Prefeitura está mobilizada na constante busca de recursos e apoio para os atendimentos das demandas da população, em todas as áreas.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, André Maluzzi, disse que houve uma grande economia na aquisição dos serviços, se comparado ao mesmo tipo de contratação em anos anteriores. Segundo ele, hoje, o custo foi R$ 5,18 m²; antes, era de R$ 14 m². “Houve um custo menor. Estamos planejando para o próximo ano de atender as demais áreas e fechar em cem por cento, até o final de 2018. O curso benefício foi muito bom”, relatou. As ruas da Vila Sarmento e a Mato Grosso já receberam as obras. Agora, no início da semana, os trabalhos seguem para o Timburi I e II. A Prefeitura de Andirá tem trabalhado em várias frentes de ações simultâneas de infraestrutura em comunidades e obras de melhorias de equipamentos públicos, como creches, espaços culturais, de projetos sociais, entre outros, buscando firmar políticas afirmativas de atendimento à população.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom