Notícias

Home / Cidade / Notícias

Desde o dia 09 de janeiro até hoje foram registradas 150 notificações e, destas, 47 casos confirmados de pessoas contaminadas com dengue em Andirá. A informação foi anunciada num relatório atualizado apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Endemias, nesta sexta-feira, dia 20. O relatório ainda traz uma estatística preocupante: 94% dos casos de larvas do mosquito Aedes Aegypti foram encontradas dentro das residências, chamando a atenção para a necessidade de uma maior conscientização por parte da população com relação aos cuidados que precisam ser tomados.


De acordo com o diretor do Departamento de Endemias, Silvio Zanin, a equipe da Secretaria tem feito um trabalho constante de combate. O veneno contra o mosquito (Fumacê), é passado todos os dias às 5h 30min., da manhã, nas comunidades; depois, às 15 horas a equipe volta às ruas, intensificando o trabalho. Mas o diretor enaltece que é preciso a parceria mais efetiva por parte dos moradores nesta batalha. “Estamos tentando matar o mosquito infectado, mas, infelizmente, a compreensão do morador foge um pouco. Temos índices altos de calhas entupidas nas casas, caixa de água com tampa quebrada, entre outros ambientes propícios para a dengue”, disse, informando que só na região do Bairro Timburi há 20 casos confirmados, colocando-o como a localidade de maior infestação.

Atendimento

Todas as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para receber os pacientes com suspeitas e direcionar para o tratamento específico. Segundo ele os casos confirmados em Andirá estão recebendo toda atenção necessária. “Graças à Deus estão todos medicados e nenhum caso teve complicações. O monitoramento está sendo feito com telefonemas e visitas. No hospital temos grande respaldo do pessoal da enfermagem. Qualquer suspeita que entra, rapidamente é avisado a equipe da epidemiologia e a gente já faz o bloqueio em 24 horas”, disse. Zanin informou, ainda, que o tipo de vírus da dengue que está circulando na cidade é DEN-01.

Para tirar dúvidas ou fazer denúncias de criadouros, pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde: (43) 3538.2055