A Prefeitura de Andirá iniciou nesta semana a programação do Outubro Rosa - Campanha Mundial de Combate ao Câncer de Mama, celebrada neste mês. Várias ações estão sendo realizadas com o objetivo de conscientizar as mulheres andiraenses sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações estão ocorrendo em todas as Unidades Básicas de Saúde, com distribuição de material ilustrativo, panfletos, orientações e ações de conscientização sobre prevenção e uma palestra sobre Saúde da Mulher.

Várias ações durante o mês estão sendo prospectadas como, por exemplo, blitz educativas, entrevistas com orientações em veículos de comunicação; e uma equipe coordenada pelo enfermeiro e coordenador da UBS da Vila Industrial, Thiago José Norberto Costa e Mayara Oliveira Miranda Paludetto, enfermeira da UBS da Vila Santa Helena, estarão, também, ministrando uma palestra para toda a comunidade na próxima sexta-feira, dia 06, às 19 horas, no Cine Teatro São Carlos. Na ocasião, terá um lançamento oficial da campanha, com explanações da Prefeita, Ione Abib; da Secretária de Saúde, Ednyra Godoy e  participação de artistas da Secretaria de Cultura e Comunicação.

Outubro Rosa

O movimento conhecido internacionalmente como Outubro Rosa remete à luta contra o câncer de mama. O movimento teve início nos Estados Unidos e se espalhou por todo o mundo com diversas ações que enfatizam a importância do exame de toque em todas as idades e da mamografia em mulheres com mais de 40 anos. Uma das ações mais comuns no mês de outubro é iluminar de rosa os monumentos, prédios públicos, entre outros.

Fonte: Da SECCOM