Com o objetivo de levar informações a respeito dos processos de cuidados com a saúde das gestantes, a Secretaria Municipal de Saúde de Andirá promoveu no último dia 28 de julho, um curso com palestras, orientações, apresentação das ações desenvolvidas pela Prefeitura no que tange a garantia de direitos e proteção às gestantes. O evento aconteceu na sala de reuniões da secretaria de Educação e contou com a participação de muitas mães gestantes, além de representantes de setores da secretaria. A primeira palestra de orientações foi com o odontólogo Rubens Henrique Pinheiro de Souza, diretor do departamento de odontologia da Prefeitura.

Ele destacou sobre os procedimentos de saúde bucal e as limitações nas intervenções cirúrgicas ou medicamentosas neste período. Outra palestra que também chamou muita atenção das gestantes presentes foi com a enfermeira e professora de enfermagem, Jaqueline Barbosa da Silva. Ela ministrou um debate sobre: “Amamentação e Trabalho de Parto”. O secretário de Saúde, Paulo Cesar Fernandes, também esteve presente e enfatizou a importância das explicações para ampliação de conhecimentos das novas mamães.

De acordo com a Coordenadora Municipal das Gestantes, Mayara Oliveira Miranda Paludetto, hoje, a secretaria atende 110 gestante, com o pré - natal. Ela informou, também, que há uma ação de trabalho em conjunto com a 18º Regional de Saúde (de Cornélio Procópio), que realiza os trabalhos de acompanhamento com as de alto risco, por meio do programa Mãe Paranaese, do Governo do Estado. Andirá conta com uma Unidade de Saúde específica para o atendimento às gestantes, localizada no bairro Santa Helena. Além do acompanhamento constante e das orientações via palestras e informativos, são realizados, os testes rápidos (HIV, Sifilis, Hepatite B, Hepatite C), vacinação e teste da mãezinha.