•

• O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), de Andirá, se reuniu nesta segunda-feira, dia 22, na sede da Prefeitura, para cumprimento de agenda mensal de avaliação de ações, debates sobre procedimentos de atuação e aprovação do Plano de Aplicação dos Recursos municipal e federal, para a Associação das Senhoras de Rotarianos, mantenedora do Lar dos Velhinhos Dona Aracy Barbosa .

• O município de Andirá firmou o convênio, no valor de R$ 183.999,97 – o qual será dividido em 11 parcelas -, para ajudar a entidade na manutenção dos trabalhos. O Governo Federal também firmou convênio com a instituição, no valor de R$ 17.520.00 – o qual será dividido em 10 parcelas -. A Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, explicou aos conselheiros que o valor do repasse municipal só não havia sido efetuado ainda, devido à documentação da instituição, que não havia chegado até a Prefeitura. “O dinheiro estava garantindo, separado, na conta. Mas sem toda documentação regularizada, não podíamos fazer o repasse. Agora está tudo certo e o valor já vai entrar na conta”, explicou.

• Ela também lembrou que o município subsidiava outras despesas, como o funcionalismo, por exemplo, mas, que devido a ordem do Ministério Público foi necessário interromper esta outra alternativa de ajuda. “O promotor pediu a retirada. O Ministério Público disse que era para ajudarmos, mas, não podíamos manter a entidade. Nos ajudamos com o máximo possível pois sabemos da seriedade do trabalho e da importância social das ações aplicadas lá”, disse.

• Para o diretor do departamento de Controle Interno da Prefeitura, Pablo Antunes Alberto, a documentação está tudo correta e só aguarda, agora, a assinatura da Presidente da Associação, que encontra-se em viagem, para posterior liberação. O diretor administrativo do Lar dos Velhinhos, Cristiano Ribeiro, pontuou que a necessidade do recurso. “ É de suma importância pra movimentar lá. No período que se encerra e abre novo convênio, a gente tem que se virar com promoções, por exemplo. Esse recurso é importante para aplicar naquilo que é necessário”, destacou ele, lembrando que o Lar cuida de 37 idosos, sendo 19 mulheres e 18 homnens.

• Outras demandas

• Mas não foi só a análise do Plano de Aplicação dos Recursos do Lar a pauta da reunião do Conselho. Também foi feita uma apresentação do Plano de Aplicação de Recursos Federal (Piso de Transição de Média Complexidade em Proteção Social Especial) para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Andirá – APAE. O recurso disponibilizado pelo Governo Federal foi de R$ 13.609,44.

• O encontro também serviu para apresentação do parecer técnico da comissão formada, com a função de avaliar as solicitações de inscrição / manutenção das entidades de assistência social, assim como serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no Conselho Municipal de Assistência Social. A assembléia do Conselho contou com a participação de representantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referencia Especializado em Assistência Social (CREAS), Secretaria de Ação Social, Coordenadoria Municipal de Juventude, Assessoria Jurídica do município, APAE, Associação das Senhoras Rotarianas e foi presidida pela Presidente do CMAS, Juliana Morais da Silva Varella.

•

Fonte: Tiago Dedoné / Secom