A Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, está realizando na unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), do Distrito Nossa Senhora Aparecida, um curso de Artesanato em Argila e Congêneres – Cerâmica, com 64 horas de duração e término para o dia 08 de dezembro. O projeto de capacitação profissional, voltados para as mulheres residentes nas comunidades rurais, é uma parceria da Prefeitura, Sindicato Rural de Andirá e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e ministrado pela artista plástica Cleide Ferreira Mattos, de Maringá. O curso versou, bastante, sobre o empreendedorismo, sobre o artesanato como gerador de emprego e renda.

O conteúdo programático abordou temas como: histórico da matéria prima, tipos de argila, características da massa, acondicionamento, fabricação da placa teste, técnica da ocagem, técnica do rolinho, construção do forno, diagnóstico das argilas da região, queima, acabamento e decoração da peça, medidas de segurança no trabalho, responsabilidade ambiental e social, entre outros. “Temos toda a parte teórica sobre o que é argila, a plasticidade, qualidade, e a prática, no ato de modelar, criação de esculturas”, disse a professora, enaltecendo que as alunas absorveram bem as informações e que já estão sendo produzidas peças de cerâmicas.

Para Maria de Lourdes Queiroz Barbieri, esta foi uma oportunidade para ampliar a socialização, sair de casa para novos afazeres e aprendizagens. “É uma terapia pra gente. É muito interessante, a gente conversa, é uma oportunidade pra gente aprender mais coisas. A gente pode doar umas peças, expor outras. Hoje faço o curso para aprender mesmo mas pensamos até em vender”, destacou. De acordo com a Secretária de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, Bernadete dos Santos Melleto, o curso foi muito pensado, preparado, para oportunizar conhecimentos que ampliem a possibilidade de geração de emprego e renda, além de descobrir talentos artísticos.

O Distrito do Patrimônio Nossa Senhora Aparecida só este ano, recebeu 10 cursos da Secretaria de Assistência Social, com certificações, mobilizando a população. Foram eles: Pintura em Pano de Prato, Mulher Atual, Patchwork (com o grupo de desenvolvimento familiar), Artesanato em Chinelo, Culinária – Derivados de Milho, Qualidade de Vida, Primeiros Socorros, Flor em EVA e Inclusão Digital. A Secretaria de Cultura e Comunicação também está levando várias modalidades de cursos de artes ao Distrito, quatro vezes por semana. Novos cursos e atividades de integração, qualificação e socialização já estão sendo planejadas.