Notícias

Home / Cidade / Notícias

Em entrevista à Folha de Andirá, o médico Carlos Henrique explica que sem o acesso a vacina contra o vírus H1N1 o ideal é se prevenir


Doentes e as pessoas que tem contato direto com os contaminados devem usar máscaras


Dr. Carlos alerta a população de que a situação é preocupante

O Paraná registra 25 mortes provocadas pela gripe A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. A maioria dos óbitos é da Regional de Saúde de Curitiba. Foram 19 mortes na Regional de Curi¬tiba, duas na de Ponta Grossa, uma na de Foz do Iguaçu, uma na de Londrina e duas na de Jacarezinho, sendo a primeira, uma mulher de 43 anos, residente em São José da Boa Vista. O Estado tem 601 casos confirmados da doença, deste total, 33 são no Norte Pioneiro. Em Andirá, o número de casos confirmados é seis. “Todos os doentes já receberam tratamento e passam bem. Estamos com várias pessoas internadas e sendo monitoradas, a situação é preocupante”, alertou o Secretário de Saúde, José Roberto. As informações foram divulgadas na quarta-feira, 05, pela Secretaria de Estado da Saúde.

Em várias cidades da região estão suspensos os eventos em locais fechados com aglomerações, as aulas foram adiadas em todo o Estado e os Secretários de Saúde, juntamente com suas equipes, tem orientado a população de como se prevenir da doença. Em Bandeirantes, o Prefeito Celso Silva decretou a suspensão de aglomerações até o próximo dia 07. Em Andirá, as aulas que seriam retomadas no dia 10, foram adiadas para o próximo dia 17. Nas cidades de Itambaracá, Barra do Jacaré e Santa Amélia, a orientação é prevenir a população.

Para entender o novo vírus H1N1 e tirar dúvidas sobre a doença, a reportagem da Folha de Andirá, entrevistou o clínico geral, Dr. Carlos Henrique Martins que orientou a população a se prevenir e se preocupar, pois todos estão sujeitos a contrair a gripe A.

O que é a Gripe A (H1N1)?
Dr. Carlos: É uma gripe causada por um vírus mutante. A união de um vírus de ave, com um vírus influenza do porco e um vírus influenza humano em um determinado suíno, no México, resultou no vírus H1N1. O animal contaminou uma menina, que desenvolveu a doença e transmitiu o vírus para sua família. Consequentemente, o vilarejo onde moravam foi todo contaminado e a doença se expandiu no mundo.

Qual a diferença entre a Gripe A e a gripe normal?
Dr. Carlos: A única diferença é que a infectividade do vírus H1N1 é muito maior do que a do vírus da gripe comum. Ele se transmite de uma forma mais rápida. Atualmente, o número de mortes por gripe A e gripe normal é o mesmo.

Quais os principais sintomas da nova gripe A?
Dr. Carlos: Febre constante, acima de 38 graus, dores no corpo, dor de garganta e dor de cabeça intensa são sintomas que se manifestam em todos os casos. Diarréia e falta de ar se apresentam de acordo com o doente.

Como se contrai o vírus?
Dr. Carlos: Através do contato pessoal, pela tosse, espirro, beijo no rosto ou na boca. Por exemplo: se cumprimentar alguém contaminado que colocou a mão na boca ao tossir, o vírus que está na mão do doente passa para suas mãos, se em seguida você tocar o olho, nariz ou boca, você também pega a doença. Se você estiver até 1,5 m de distância de uma pessoa que está com o vírus e ela espirrar em sua direção, provavelmente você será contaminada, pois o vírus está nas gotículas e você pode inspirá-lo. A pessoa que contrai o vírus pode transmiti-lo dois dias antes de começar a sentir os sintomas e até sete dias depois que começou a febre, as crianças podem transmitir até 14 dias depois.

Quem está mais vulnerável a contrair o vírus?
Dr. Carlos: Em 98% dos casos os pacientes têm a doença leve, ou seja, febre, mal estar, dor no corpo e com um tratamento de dois se recuperam. Os outros 2% são do grupo de risco que se incluem na doença grave, que são as gestantes, aidéticos, cancerosos, transplantados, obesos, idosos e crianças abaixo de dois anos.

O que fazer quando existe a suspeita da Gripe A?
Dr. Calos: Caso apresente alguns dos sintomas citados acima, o doente deve procurar imediatamente seu médico de confiança. O paciente será examinado, orientado e realizará alguns exames necessários.

Quanto tempo o  vírus leva para se desenvolver?
Dr. Carlos: De três a cinco dias é o período de incubação da doença. Se não apresentar nenhum sintoma nesse período a pessoa não foi contaminada.

Em locais fechados onde existem aglomerações, como missas, eventos sociais e festas noturnas como proceder?
Dr. Carlos: O correto é evitar esses locais. Só viajar e frequentar lugares fechados se for extremamente necessário. Caso isso ocorra, o ideal é se prevenir, lavar as mãos constantemente. Durante as festas noturnas é comum que as pessoas se beijem, essa é uma das principais formas de contágio, então o certo é evitar essas ações.

O número de casos é alarmante?
Dr. Carlos: Sim. Hoje não se fala mais em pessoas que viajaram e contraíram o vírus, a doença chegou aqui e isso é preocupante.

O inverno influencia o aumento de casos?
Dr. Carlos: Sim. Quando esquentar a temperatura vai melhorar. A transferência do vírus no inverno é maior.

Existe vacina contra o vírus H1N1?
Dr. Carlos: Existe. Na Europa já está sendo aplicada. No Brasil, a previsão é de que 20 milhões de doses sejam distribuídas até o final do ano. Como no Brasil a população é de aproximadamente 200 milhões de pessoas somente 10 % serão atingidas, com certeza as doses vão para o grupo de risco.

Quem pode se medicar com o Tamiflu?
Dr. Carlos: Somente o médico pode prescrever esse medicamento para pacientes que apresentam agravamento do estado de saúde. O Tamiflu não é vendido em farmácias, muitas pessoas estão trazendo as pílulas do Paraguai, às vezes, sem saber se o remédio é verdadeiro. O Tamiflu não cura a doença, ele faz parte do tratamento, todas as pessoas que morreram contaminadas pela gripe A estavam se medicando com o Tamiflu.

Quem deve usar máscara de proteção?
Dr. Carlos: Quem estiver contaminado ou tossindo e quem tem contato com essas pessoas.

A pessoa que já foi contaminada com o vírus da gripe A e se curou, pode ser infectada novamente pelo mesmo vírus?
Dr. Carlos: Não. Ela fica imune ao H1N1. Mas como o influenza é um vírus mutante daqui algum tempo ele se transforma em outro, o qual ninguém estará imune.

Quanto tempo o vírus permanece vivo no ar e nas superfícies?
Dr. Carlos: No ar são alguns segundos e nas superfícies o vírus permanece por até dois dias.

Como se prevenir da gripe?
Dr. Carlos: Evitar aglomeração, ficar a uma distância mínima de 1,5m de quem está tossindo, lavar as mãos ou passar álcool em gel constantemente e ter consciência de que a doença é grave.

Qual a atual situação de Andirá quanto ao vírus?
Dr. Carlos: É tranquila, se analisada pelo baixo número de casos graves, mas por outro lado é perigoso porque o vírus já está na cidade. Tem que se cuidar. Andirá está preparada para cuidar dos casos, todos os médicos receberam treinamentos e uma parte da UTI foi isolada para os pacientes com a suspeita da doença.

Fonte: Janaina Polizel - Folha de Andirá