Uma comissão formada pela Primeira Dama e Secretária Municipal de Ação Social de Andirá, Ana Lúcia Xavier; o vereador André Rossato (PTB); o Secretário de Comunicação, Tiago Silvio Dedoné; acompanhados pelo Secretário Municipal de Saúde, Diego Domigues, visitaram na última quinta-feira (01), as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Santa Helena, Timburi e Santa Inês. O objetivo foi conhecer um pouco mais sobre os trabalhos destas unidades, diagnosticar possíveis demandas da estrutura dos postos, dialogar com os profissionais para saber das ações em andamento e conversar com a população usuária para saber como andam os atendimentos.

Diego falou sobre as conquistas da Saúde nos últimos dois anos, os desafios que ainda precisam enfrentar e as conquistas que estão deixando o sistema de saúde andiraense bem melhor do que era antes. Segundo ele, ainda há enfrentamentos, mas o prefeito Xavier tem articulado forças para potencializar o investimento na área. Dos 15% do orçamento, obrigado por lei que seja aplicado na área, o município já vem aplicando quase 23%, um salto quem tem sido sentida. O Secretário mostrou à comitiva as estruturas internas e equipamentos adquiridos em cada um dos Postos de Saúde, que também não faltam mais atendimentos médicos. O Programa Sorria Andirá, por exemplo, está propiciando condições do município zerar a fila de pessoas inscritas para aquisição de prótese dentária.

Impressões

O Vereador André Rossato ficou com boa impressão e deve relatar os dados adquiridos na próxima sessão da Câmara de Vereadores. Ele destacou a importância de ampliar diálogo e conhecer de perto as demandas e conquistas das Unidades Básicas de Saúde de Andirá. “Nos chegam lá na câmara muitas reclamações sobre situações ligadas a saúde. Então, promovemos esta comissão com o objetivo de verificar as demandas e tentar, juntos, resolve-las”. O vereador também tem tomado a frente de uma ação de esclarecimentos sobre planejamentos de trabalho e solução de demandas, em um sistema de entrevistas em emissoras de rádio, onde ele consegue reunir Secretários municipais e o Prefeito Xavier, para debates ao vivo sobre políticas públicas.  Os resultados têm sido mais transparência e mais diálogo com a comunidade. ressaltou o vereador que orquestrou as agendas.

Na próxima semana, as visitas terão continuidade nos demais postos de saúde. Desta vez, também contará com a participação do prefeito José Ronaldo Xavier. Para a Primeira Dama, Ana Lúcia, os Postos visitados estão bem organizados, com algumas poucas demandas pontuadas, que precisam ser resolvidas; além disso, contam com  equipes de profissionais bastante competente e atenciosos com os pacientes. “A gente tem a obrigação de tratar os pacientes com dignidade, respeito e muita atenção. É o mínimo que esperam da gente. Nós estamos com boas estruturas nos postos. Pude conversar diretamente com as médicas, com alguns pacientes, com as equipes de trabalho. Vamos somar forças para tentar resolver rapidamente algumas demandas”, enfatizou.