A administração pública de Andirá, através das secretarias municipais de Saúde e Educação, promoveu recentemente na Escola Ana Nery, treinamento de “Primeiros Socorros”, para professores das escolas municipais e monitoras dos Centros de Educação Infantil. As palestras foram ministradas pelo médico do PSF (Programa da Saúde da Família) de Andirá, Carlos Henrique Garcia Martins, que ensinou os participantes a agir em situações que podem ocorrer com crianças e adultos nas salas de aulas e no ambiente familiar, como: desmaios, confusões, febre alta, hematomas, picadas de inseto, afogamentos, sangramentos, queimaduras, cortes, dentre outras.

No treinamento com duração de um dia, os professores esclareceram dúvidas e foram instruídos a lidar com situações que exige técnica e habilidade.

“Os conhecimentos do Dr. Carlos contribuiu para a aprendizagem das nossas professoras e monitoras, esclarecendo muitas dúvidas. Agora elas estão mais preparadas para agir diante de circustâncias inesperadas”, comentou a Secretária Municipal de Educação, Sirlei Maria de Freitas Aguiar.

O prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) disse que é fundamental que os profissionais da educação saibam o que fazer diante de situações que coloquem em risco a saúde dos alunos.

“A maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. Um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima. A iniciativa da secretária Sirlei e do secretário José Roberto, em promover esse treinamento foi muito importante para assegurar o bem estar dos professores e das crianças nas escolas”, afirmou Dr. Xavier.