Os alunos do curso de formação em Educomunicação de Andirá, dos setores da Secretaria Municipal de Saúde, deram início às produções do que aprenderam nos últimos meses sobre o uso da comunicação para dinamização dos processos de ampliação dos ecossistemas comunicacionais internos nos Postos de Saúde da Família (PSFs), buscando melhorar os atendimentos à população e trazer mais ferramentas que dinamizem o fluxo das informações das atividades desenvolvidas.

Nesta quarta-feira (22), as profissionais dos Postos de Saúde dos bairros Santa Inês e Timburi, se reuniram para debater os projetos que serão realizados em conjunto. Durante o encontro, que teve a participação do Secretário Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Andirá, Tiago Silvio Dedoné – coordenador do Projeto Educom -, que orientou sobre os passos da produção de comunicação, ficou definido, em conjunto, que serão produzidos trabalhos de Fotografia Documental e produção de um Jornal dos Postos, onde constarão entrevistas com os profissionais sobre patologias diversas, campanhas de saúde, projetos aplicados, orientações de vacinação, atividades de integração com a comunidade, depoimentos, entre outras ações.

Todo conteúdo será construído em reuniões de pautas, definidas num cronograma de ações e coletas de conteúdos. O curso de formação em Educomunicação contemplou períodos de apresentações de referenciais teóricos e oficinas práticas. Além disso, os servidores dos vários setores da Prefeitura de Andirá, estão produzindo produtos de comunicação como Jornal/Fanzine, Jornal Mural, Fotografia, Auviovisual, Produto de Rádio, Boletins On Line, como ferramentas internas nos setores para enriquecimentos dialógicos internos e com a população atendida.

No dia 22 de julho, durante a solenidade de finalização do curso de capacitação, cada setor da prefeitura irá apresentar como requisito de conclusão um trabalho prático de educomunicação desenvolvido, além de apresentarem oralmente os desafios, metodologias aplicadas, cronograma, objetivos e fundamentação. Este material também será entregue em forma de projeto descritivo para serem encaminhados para os respectivos setores.

Fonte: Secom PMA