Uma programação extensa de atividades deve marcar o planejamento de gestão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Andirá, neste ano de 2016. Apesar dos diversos desafios, o ano de 2015 foi marcado por agendas contínuas de ações que mobilizaram campeonatos municipais, regional, infantil, Ruas de Lazer, circuitos de corrida de rua, campeonato de pipa, escolinhas de esportes (futsal, futebol, handebol), interescolares, ciclismo e várias outras ações. Também foi marcado pela luta e pela conquista do recurso – por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Diego Garcia - para a reforma do Ginásio de Esporte José Elis Feliciano (Morcegão), palco dos principais eventos esportivos da cidade e que sofreu com as fortes chuvas que caíram em Andirá no final do ano.

Segundo o Secretário, Daniel Martins, o ano de 2016 também será marcado por agenda extensa; além de várias outras novidades que devem turbinar ainda mais a programação. No próximo dia 20, todos os profissionais que integram a pasta irão se reunir para definição do calendário. Mas já adiantou que no dia 07 de fevereiro Andirá irá sediar o Campeonato Regional de Futebol de Campo – SUB 40 (Para pessoas acima de 40 anos). Os convites já estão sendo enviados para os municípios da região. Este será o segundo ano que a Prefeitura de Andirá promove este evento. No ano passado, oito equipes, de cinco cidades, participaram do torneio, realizado junto com a Associação de Árbitros de Andirá, que coordenou os trabalhos de arbitragem.

Outras agendas

Além deste campeonato, o Secretário também informou que constarão na programação: o Campeonato Regional Adulto, Campeonato Municipal de Futebol de Campo, Campeonato Municipal Adulto de Salão e o Campeonato de Pipa; nas categorias infantis, haverá os campeonatos de futebol de salão Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. As tradicionais Ruas de Lazer, com atividades diversas esportivas e de recreação nas comunidades, também voltarão neste ano de 2016, a cada 15 dias; além de quatro etapas do Circuito de Corrida de Rua. Com os problemas estruturais que ocorreram no Ginásio de Esportes – que passará por reformas – Martins destacou que os treinos da Escolinha de Esportes não serão afetados e funcionarão normalmente. Na próxima semana ele terá uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Sirlei Aguiar, onde devem ajustar um cronograma de uso dos espaços da quadra esportiva da Escola Municipal Ana Nery. Além do Futsal, Handebol e Futebol de Campo, a Escolinha também irá ofertar aulas de Basquete. As atividades de ciclismo e recreação no programa Prefeitura nos Bairros, segundo ele, serão ampliados. O Secretário também destacou o importante papel das associações que usam os espaços e infraestrutura, cedidos pela prefeitura e ofertam aulas de Jiu-Jítsu e Judô. “Vamos melhorar estes espaços e todo suporte que necessitarem para treinamentos e competições, terão”, enfatizou.

Ciclismo

O ano de 2015 também foi importante para muitos atletas e amantes da prática do ciclismo em Andirá. Por iniciativa própria, muitos deles passaram a participar de torneios ou a praticarem nas estradas que cortam a cidade. Uma iniciativa do Secretário Daniel Martins, dos atletas, e em parceria com o vereador Alex Rodrigues Shibata - Sushi ( que também pratica o ciclismo ), uma ação de intervenção conseguiu com que órgãos responsáveis pelas estradas instalassem placas indicativas por vários pontos dos trechos, minimizando os riscos de acidentes.

Mas o apoio ao ciclismo e o incentivo à prática também terá reconhecimento como ação de política pública em Andirá. O Secretário informou que Andirá conta com grande número de adeptos e que o município irá investir no apoio. No dia 07 de fevereiro a primeira equipe de ciclismo de Andirá irá participar da Copa Pedala Assis, na cidade de Assis – SP, na categoria Ciclismo de Estrada – Speed (07/02, 13/03, 15/05, 03/07 e 09/10) e na categoria Trilhas MTB (21/02, 03/04, 05/06, 07/08 e 11/09). A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, irá fornecer aos atletas da equipe andiraense a inscrição, organização, acompanhamento e transporte. “Começamos a junta este pessoal nas atividades do programa Prefeitura nos Bairros. Este ano já estamos mais organizados, contando com mais pessoas para este tipo de campeonato. Estamos organizando este seguimento para que Andirá tenha grandes conquistas nesta modalidade que, em muitos municípios da região, não há política de investimentos. Apesar dos vários desafios, toda a nossa equipe tem trabalhado bastante para proporcionar importantes atrações para a comunidade”, declarou Martins, lembrando que também a modalidade também irá disputar os Jogos Abertos neste ano.