Notícias

Home / Cidade / Notícias

Muita emoção pautou o encontro entre alunos, professores e avós de alunos da Escola Municipal Pingo de Gente, nesta última semana, em Andirá. O encontro, coordenado pela diretora da instituição educativa, Loraci Ribeiro, aconteceu nas instalações do Cine Teatro São Carlos, teve apresentações culturais, chá das vovós, apresentações artísticas das crianças, sorteio de presentes e muita diversão. Um vídeo, sobre diversidade, também emocionou os presentes que lotaram a platéia do Teatro. 

O projeto “Respeito e Valorização do Idoso” é uma aplicação pedagógica fruto das atividades debatidas entre os professores que participam do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa -, do Ministério da Educação.  Com o tema sobre “diversidade”, todas as escolas de Andirá estão desenvolvendo aplicações que envolvem alunos e toda comunidade escolar em torno do tema. No Pingo de Gente, os trabalhos tiveram início no dia 20 de setembro com o objetivo de valorizar a importância do idoso e desenvolver respeito, segundo informou a diretora. No teor das ações, também constaram visitas ao Centro de Convivência dos Idosos (CCI) e distribuição de materiais ilustrativos na avenida principal da cidade. 

Os trabalhos na escola foram desenvolvidos numa ação integrada entre os professores: Nilza de Fátima Estevão de Oliveira, Rosilene Marques Fernandes Farinha, Nelsi Aparecida Dutra Rodrigues, Kediller Patrícia Dias Feliciano, Maria Aparecida Gomes Placidino, Roseli Tardelli, Maria Teresa Gross Barbosa Silva, Nerislene Tristão Silva, com apoio da direção, pedagogas, serventes e secretárias. No encontro de apresentação, no Cine Teatro, a diretora chamou cada uma das educadoras integrantes do projeto no palco principal, num momento de muita emoção e oração.

O encontro também contou com a participação das professoras Zilda Maria Ferrari e Marissol Félix, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e coordenadoras do projeto do município. De acordo com ela, as escolas Pingo de Gente e Arco Iris trabalharam o tema “Idoso”; já a escola Criança Feliz, trabalhou o tema “egocentrismo”. Michel Kairalla e Santa Inês desenvolveram os projetos sob o tema “diversidade racial” e a escola Ana Nery, “acessibilidade".

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação