Notícias

Home / Cidade / Notícias

Para muitos, sexta-feira 13 de agosto, é dia de agouros e azar, mas para a população de Andirá, a data foi de muita sorte: a Administração Municipal, através do Departamento de Cultura, em parceria com SESC e ACEAD, contemplou a comunidade com fantástica apresentação no Cine Teatro São Carlos, do “Quinteto Leão do Norte”.

Grupo de cordas e sopro, formado por músicos do Estado de Pernambuco, que fascinou a plateia interpretando peças dos grandes instrumentistas e compositores da música brasileira do século XX, Guerra Peixe e Cláudio Santoro. Esses dois artistas cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil, a partir da relação que tiveram com o movimento “Música Viva”, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que na época representava a vanguarda musical na Europa.

O concerto realizado em Andirá faz parte do projeto “Sonora Brasil, Formação de Ouvintes Musicais”, cuja missão é difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial. O Sonora consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. Em 2010, são 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC com vistas na formação de plateia musical.

A apresentação do Quinteto Leão do Norte em Andirá foi oportunidade singular propiciada pela Administração Pública, ACEAD (Associação Comercial e Empresarial de Andirá) e SESC (Serviço Social do Comércio) para os andiraenses saírem da rotina, mudar de hábitos e deixar-se envolver pela boa música erudita e popular brasileira.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento e aplaudiram em pé a performance do quinteto que, ao encerrar o espetáculo, gentilmente respondeu perguntas da plateia sobre a trajetória de Guerra Peixe e Santoro, suas composições e sobre os instrumentos utilizados para executá-las.

O Quinteto Leão do Norte é composto por músicos professores da Universidade Federal de Recife – PE, reconhecidos como importantes divulgadores da música de concerto e como formadores das novas gerações de músicos na região. O quinteto foi formado especialmente para realizar o circuito do projeto Sonora Brasil 2010, com o propósito de apresentar a obra de Santoro e Guerra-Peixe composta para combinação mista de cordas e sopros. A base do grupo está nos três integrantes do Quarteto Encore, quarteto de cordas que realiza trabalho de reconhecida qualidade na cidade de Recife.

Os Homenageados

Músicos inquietos e polivalentes, Peixe e Santoro trilham caminhos semelhantes, de certa forma. Se apropriam da chamada técnica dos 12 tons como processo de composição, mais conhecida como dodecafonismo, criada pelo austríaco Arnold Schoenberg como forma de reorganização do som para, em dado momento, buscarem      uma singularidade identificada com uma estética mais popular. Incorporam, então, elementos genuinamente brasileiros, sons da música folclórica nacional e, por vezes, estilizam sonoridades indígenas também, em suas composições.

Como expoentes da vertente nacionalizante que influenciou a estética musical erudita contemporânea, no país, se tornaram referências e influenciaram as gerações seguintes de compositores e músicos brasileiros de expressão tais como Baden Powell, Edu Lobo, Tom Jobim e Arrigo Barnabé.

Fonte: Da assessoria