A Secretária Municipal de Ação Social do município, Ana Lúcia Xavier, propôs uma ação de planejamento e ações públicas integradas entre as secretarias de Ação Social, Saúde e Educação, com o intuito de dinamizar e melhorar os atendimentos aos beneficiários do Cadastro Único da Assistência Social. O encontro, promovido na sala de eventos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, teve como meta apresentar os norteamentos burocráticos do cadastro único e a ampliação de mecanismos de diálogos mais efetivos entre as secretarias que atendem esta população.

Nesta primeira reunião, a Ação Social fez uma análise de conjuntura dos diversos programas ofertados às famílias. No total são 2603 famílias atendidas em Andirá. Só no bolsa família são mais de 900. Como existem condicionalidades para que estas pessoas se tornem beneficiados, as secretarias citadas precisam atualizar cadastros periodicamente. E é justamente para eliminar problemas e tornar mais eficiente a gestão, que a Primeira Dama do município reuniu os representantes para criar uma Rede de Integração.

Uma vez ao mês o evento será realizado para ampliar debates. No próximo encontro a Secretaria de Saúde, fará uma explanação do sistema e do seu papel na Rede. Posteriormente, será a Secretaria de Educação. Concluída a fase de apresentação do sistema de cada área, a proposta da Primeira Dama é mobilizar uma reunião mensal para diagnósticos e avaliação dos casos, ampliando e integrando o diálogo entre os atores. Outra proposta elencada no encontro é um curso de capacitação continuada sobre comunicação e humanização. A meta desta proposta, que deve ser coordenada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, é melhorar o atendimento a população, tornando o atendimento muito mais humanizado.