Está quase tudo pronto para a inauguração da Casa da Memória Prefeito Roberto Simoni nesta sexta-feira, 01 de julho, no espaço da Estação Ferroviária da cidade. O museu com registros da história de Andirá era um sonho esperado há muito anos pela comunidade e tem o objetivo de marcar a identidade do povo andiraense, com fotos, peças antigas, documentos oficiais e muita lembrança e respeito aos pioneiros que empregaram seus sonhos nesta terra e ajudaram a construir o povoado que, primeiramente, chamava-se Ingá.

O Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação da Professora Sonia Endo, trabalhou firme no processo de captura do acervo que conta com mais de 300 peças, além de fotos e documentos. Segundo ela, foram muitos meses de dedicação e preparação deste espaço cultural que vai se firmar como roteiro importante para que os mais jovens conheçam as lutas e histórias de seu povo e os mais pioneiros rememorem lembranças de pujança e construção. Há peças com mais de 100 anos no acervo, que conta com antigos equipamentos do Cine Teatro São Carlos, máquinas e projetores, bíblia do século 19 e uma diversidade de imagens das famílias pioneiras. A equipe da Secretaria catalogou cada peça, com descrições.

Toda infraestrutura do espaço foi reformada e na última semana foi realizado um trabalho de arborização no entorno, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com plantações de flores, gramas e até as palmeiras imperiais, que deixarão o local muito mais atrativo. A Secretaria Municipal de Viação e Serviços Públicos realizou os reparos e limpeza no local. Para o Prefeito José Ronaldo Xavier este será um importante espaço para as crianças e toda comunidade possam visitar, conhecer os períodos e lutas das épocas da história. “Parabenizo toda equipe que, juntos, ajudaram a consolidar este sonho. Andirá merecia seu espaço de registro histórico”, destacou. A inauguração acontece nesta sexta-feira, dia 1º, às 9 horas, na antiga Estação Ferroviária.