Eficiência na gestão, compromisso com a transparência, rapidez nos trabalhos, mobilização de ações educativas, a busca constante pela qualidade. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Andirá (SAMAE), em um ano de nova gestão, está conseguindo superar os desafios e se destacar como referencia. Nesta semana, recebeu a notícia de que foi o primeiro órgão do Paraná a inserir todos os registros no Sistema de Informações Municipais (SIM- AM), do Tribunal de Contas, evidenciando, assim, a habilidade de setores administrativo e contábil do órgão e a missão de transparência pública.

A Prefeita, Ione Abib, fez questão de ir pessoalmente parabenizar e agradecer a toda a equipe do Samae pelo empenho na aplicação dos trabalhos na comunidade, desejou um novo ano de muitas bênçãos, conversou com os funcionários colaboradores e destacou a importância de cada um no processo de construção do Samae. A Prefeita enalteceu que o órgão passa por um intenso processo de melhorias e modernização, solidificação de gestão afirmativa, com foco em transparência e resultados. E isso, graças ao planejamento estratégico – conduzido pela direção - e a parceria com os colaboradores, que fazem toda diferença.

O primeiro ano de nova gestão do Samae foi desafiador, para que fosse possível deixar para trás tempos de problemas que assolaram o órgão, como falta constante de distribuição de água, queima constante de bombas, entre outras situações adversas.

Confiram algumas destas melhorias, ocorridas no ano de 2017:

Solução da falta de água na Vila Americana e região: Alguns bairros sofriam com a falta de água devido a precariedade do sistema de captação. Americana e Jardim Ingá eram bairros atingidos. Haviam obras inacabadas. O Samae assumiu e conseguiu resolver, deixando a população mais satisfeita.

Atividades de educação ambiental: O Samae criou um planejamento de atividades, em parceria com as escolas municipais, e deu início a um importante processo de conscientização sobre a água e resíduos. Um trabalho que está rendendo importantes resultados.

O Samae, em Audiência Pública, formou o seu primeiro Conselho de Regulação dos Serviços Públicos. Hoje é regulamentado pela Orcispar – Órgão regulador do Cispar.

Melhorias na Qualidade de Análises de água, com realização de análises diárias, mensais, trimestrais e semestrais. No ano de 2016, haviam 27 páginas de registros de análises. Só no ano de 2017, 153 páginas, o que demonstra a preocupação com o produto entregue às famílias andiraenses

Economia em diversos contratos, principalmente em lavagens de veículos (com ampliação da fiscalização e controle dos serviços) e no Caminhão Fossa (este, adquirido pelo órgão este ano e fez com que o Samae saísse do aluguel. Hoje o próprio órgão faz a desobstrução de fossas, com custos muito mais baixos).

Interligação de Água no Jardim América

Interligação de Água no Jardim Ingá, Luiz Meneghel, Ingá I e II e Vila Americana.

Substituição da Bomba de Captação do Rio Cinzas, que garantiu a eficácia da produção e recuperação da margem do rio das cinzas, onde o desarenador estava desgastado pelas enchentes, evitando, assim, o acúmulo de areia na tomada d’ água (foram despositados 120m de pedra)

Substituição do equipamento do Poço da Major, com redimensionamento do equipamento, aumentando a produtividade.

Substituição das redes de abastecimento da Vila São Inês, o que proporcionará maior vazão nas ligações residenciais e menores incidência de rompimentos.

Substituição do Poço da rua Ivaí Aquisição de equipamentos para laboratórios para estação de tratamento de água Readequação dos transformadores da Estação de Tratamento de Água, em busca de eficiência energética.

Reforma na Estação elevatória de esgoto

EM ANDAMENTO Criação do site da Autarquia, para que os consumidores possam retirar suas faturas diretamente na internet, ampliando, assim, a comunicação entre o cidadão e o órgão Criação da página na Rede Social Facebook, para ampliar o processo dialógico

Aquisição de equipamentos para gerar a fatura no local da residência dos consumidores, modernizando, assim, o processo de leitura.

Busca contínua de recursos para ampliar a rede de esgoto

Monitoramento de Vazão, controle diário para monitorar a produção de todas as unidades, o que em breve será otimizado pela implantação de equipamentos de medição Substituição do Parque de hidrômetros , que auxiliou na redução das perdas (muitos estão quebrados ou parados).

Aquisição de equipamentos e melhorias nas instalações do setor administrativo. Instalação do refeitório para uso coletivo dos funcionários.

Montagem do laboratório. Foram investidos mais de R$ 100 mil em equipamentos, que passou a permitir a realização de análises em tempo real e melhor monitoramento de qualidade de água.

Integração de 40 novos servidores

Elaboração do projeto de Arborização e Urbanização da rua São Paulo com a implementação do Parklets (Uma extensão da calçada que funciona como um espaço público de lazer e convivência)

Regularização de materiais depositados no lixão, tais como o não recebimento de Resíduos de Construção Civil e podas de árvores.

Entre outras ações!