As crianças dos bairros Santa Inês e Pantanal tiveram neste sábado, dia 19, uma tarde super especial com muitas brincadeiras e diversões. Isso por que a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação começou, por esta região, o terceiro ano do projeto Colônia Cultural de Férias, com atividades como pintura em desenhos, brincadeiras com palhaços e outros personagens do universo infantil, atrações artísticas de dança, pula pula, capoeira, cantinho da leitura (Biblioteca Itinerante) produção e distribuição de pipa, entre outras ações.

As atividades se concentraram na quadra da Escola Municipal Santa Inês e reuniu, durante a tarde deste sábado, muitas crianças. Vários pais e avós também prestigiaram a atração cultural, acompanhando os filhos e netos. O trabalho foi realizado numa parceria com a Companhia Arteiros & Cia Teatral, além do grupo de Dança X-Factor, que realizaram apresentações e animaram as crianças.  Professores da Escola de Comunicação e Artes e demais colaboradores da Secretaria de Cultura, deram o suporte no atendimento às crianças e nas ações de integração e socialização.

A Colônia Cultural de Férias é um projeto organizado pela Secretaria desde 2017, com o objetivo de levar atrações culturais nos bairros da cidade, durante o período em que crianças e adolescentes estão em férias escolares, promovendo, assim, atividades de intervenção social e prevenção. Este ano, a Secretaria organizou uma programação mais extensão, atendendo, não apenas as crianças, mas toda a comunidade, com atividades como cursos rápidos de informático no Telecentro; Sarau Cultural, na Casa da Memória  e Contação de Histórias, na Biblioteca.

Estas ações, somadas às atividades artísticas nos bairros, tem como objetivo democratizar comunicação e cultura e promover uma agenda ativa de programações nestas férias. Na próxima quinta-feira, dia 24, a Colônia Cultural estará na Biblioteca, com várias atrações voltadas a literatura infantil. No sábado, dia 26, é a vez da Vila Industrial receber a trupe de artistas e equipe da Secretaria de Cultura.