A Secretaria Municipal de Saúde de Andirá está aumentando a frota de veículos. Esta semana chegou um carro zero, fruto de um recurso do VigiaSus (programa do Governo Federal)e que será encaminhado para o departamento de Vigilância Sanitária, para facilitar ainda mais a dinâmica dos atendimentos e trabalhos da equipe. Mas não é só isso. O Secretário Municipal de Saúde, Paulo Cesar Fernandes, informou que também deve chegar nos próximos dias Camionete, também para a Vigilância Sanitária. Esta última refere-se aquela exigida para transporte de veneno. Outra boa notícia da Secretaria de Saúde é que já está em licitação a aquisição de um micro – ônibus, com 33 lugares e até com ar condicionado. Desta forma, mais um veículo novo, com condições de segurança e conforto para o transporte da população às cidades de centros de especialidades.

O Secretário voltou de Curitiba, recentemente, onde ampliou diálogo com parlamentares e lideranças da secretaria Estadual de Saúde. Ele levou em nome da Prefeita Ione Abib, uma série de demandas e projetos cujo  objetivo são conquistas para melhorar o atendimento à população. Segundo ele, o Encontro Paranaense dos Gestores Municipais de Saúde, teve como meta  apresentar a política de saúde do Paraná, com foco nas redes de atenção à saúde nos programas estratégicos da SESA, assim como demonstrar caminhos e ferramentas para a boa gestão do SUS, como as formas de financiamento, as contrapartidas previstas e os canais disponíveis para ampliar o acesso da população à serviços de saúde de qualidade.

Segundo ele, foi um evento importante pois puderam ampliar informações sobre programas como o VIGIASUS, APSUS, Farmácia do Paraná, Rede Paraná Urgência, entre outros. Andirá também já está em pleno processo de articulação para criação da Rede de Integração, com informatização nos postos e consolidação de um mecanismo mais amplo de diálogo entre os setores e integração de serviços e informações. “Estamos trabalhando para melhorar cada vez as demandas que temos diagnosticadas. A Prefeita nos pediu urgência nas resoluções da Saúde, em várias áreas específicas. Estamos buscando a resolutividade, para atender com qualidade e rapidez a população”.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM