A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, e o Sindicato Rural, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) trazem para a comunidade o curso de Artesanato em Palha de Milho (Produção de Flores). As vagas estão abertas e são limitadas. O curso acontece nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no Cine Teatro São Carlos, sob coordenação da Instrutora Cleide F. Mattos, e está direcionado para o trabalhador e para o produtor rural -. O objetivo é desenvolver técnicas de trançados em palha de milho para a elaboração de objetos utilitários ou artesanais.

Para participar do curso, o interessado precisa ter, no mínimo, 18 anos e ser alfabetizado. No conteúdo programático, os debates serão os seguintes: Artesanato como recurso financeiro;- Histórico do artesanato em palha de milho;- Da lavoura à colheita;- Escolha do material a ser utilizado;- Beneficiamento;- Ferramentas utilizadas;- Tingimento / coloração (cores primárias, secundárias e terciárias);- Tipos de trançados (fio e em caracol) e finalidades;- Acabamento e limpeza;- Medidas de segurança no trabalho, responsabilidade social e ambiental (desenvolvidas ao longo do curso).

As inscrições podem ser feitas na Prefeitura (na Secretaria de Cultura e Comunicação). Informações também podem ser sanadas pelo telefone: (43) 3538.8100. Este é o segundo curso voltado ao artesanato realizado este ano, na parceria da Secretaria de Cultura com o Sindicato Rural.