Notícias

Home / Cidade / Notícias

     Estão abertas a partir de 15 de Março as inscrições para o MUSICOU, projeto de musicalização destinado a crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos. Ao todo, são 143 vagas ofertadas, divididas em aulas de Iniciação Musical, Canto-Coral, Percussão e Violão.

     As inscrições serão feitas das 13h às 17h, na Central do Trabalhador, ao lado da CMEI Francisco Tozzi, no Conjunto Luiz Meneguel. O local fica na esquina da Rua Odorico Domingues e Rua Guarani.

     Para ingressar não é preciso conhecimento prévio de música ou possuir instrumento musical. As aulas têm início em 5 de abril e são coletivas, sendo realizadas às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30.

     PARCERIA

     Andirá foi um dos 5 municípios do país a serem contemplados com este programa. No Paraná, estará presente em Jacarezinho e Porecatu, e também em outros Estados, em Fortaleza (CE) e Três Lagoas (MS). O Programa é realizado em parceria com a Prefeitura de Andirá, desenvolvido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de Políticas Públicas de Cultura e com sólida experiência em Educação e Desenvolvimento Social. Em Andirá, o programa tem apoio da CTG, grupo mundial de energia limpa especializado no desenvolvimento e operação de usinas hidrelétricas de grande escala.

     De acordo com a Prefeita Ione Abib, o projeto Musicou marca a retomada da tradição da cidade em promover eventos musicais. “É uma alegria para nós de Andirá sermos contemplados com o projeto Musicou. Temos a banda municipal, as fanfarras e a Escola das Artes, mas todas essas atividades foram suspensas durante a pandemia, por isso a chegada do Musicou é perfeita para a retomada do nosso cenário cultural”, destaca.

     A Sustenidos é responsável pelo Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal de São Paulo, além dos projetos especiais Som na Estrada, MOVE e os festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. “O objetivo da Sustenidos é levar a nossa experiência cultural, educacional e social para outros lugares fora de São Paulo. E continuar mostrando que a música é um poderoso instrumento de identidade, inclusão e transformação”, conta Alessandra Costa, Diretora Executiva da Sustenidos.

     Para a diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil, Salete da Hora, apoiar o programa é fomentar o compromisso com as comunidades que se encontram no entorno de suas usinas. “Buscamos participar da vida dessas comunidades de forma positiva, levando cultura, lazer, qualidade de vida e desenvolvimento por meio de projetos que estejam aderentes aos nossos valores. Por isso, para nós, investir em um Polo Musicou significa apoiar um projeto relevante, que transformará a vida de muitos jovens e crianças por meio da música. E permitir que essa transformação chegue à população que vive na nossa área de atuação é gratificante”, ressalta.