Os servidores da Prefeitura de Andirá, dos setores da Viação e Serviços Públicos, juntamente com os profissionais da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Cultura – alunos do curso de formação em Educomunicação – participaram de uma atividade de simulação de combate ao incêndio,  promovida  Defesa Civil do município, que também conta com profissionais participando do curso de capacitação continuada.  A união dos profissionais destes setores tem um objetivo: eles estão produzindo, juntos, um vídeo-documentário, além de fotografias documentais, como projeto final do curso, quando apresentarão as produções aos demais alunos do curso, integrantes de outras áreas do poder público municipal.

Esta junção de habilidades e conhecimentos se deu por que estas áreas atuam no campo do Meio Ambiente e os produtos de comunicação que estão produzindo tem como objetivo mostrar a realidade dos trabalhos desenvolvidos, bem como alertar a população sobre questões como degradação ambiental e formas de cuidados com a natureza. Os profissionais da Secretaria de Viação e Serviços Públicos estão reportando em vídeos e fotos, as podas irregulares de árvores que muitos moradores realizam sem orientação profissional, vindo a ferir a saúde da planta. Eles também abordam a questão do desrespeito à natureza, quando encontram lixos jogados sob canteiros e outros locais não permitidos.

Já os profissionais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estão abordando a degradação da Mata Ciliar e a falta de cuidados de muitos agricultores com as nascentes. Eles apontam diagnósticos situacionais de Andirá e alertam sobre a necessidade de conscientização e humanização do tema. Já os servidores da Defesa Civil estão produzindo vídeos e fotografias sobre controle de incêndios. Eles apontam situações corriqueiras que ocorrem em Andirá e dados estatísticos. Neste sábado, dia 24, eles se reuniram e participaram de uma simulação, apontando formas seguras de combate ao incêndio.

O curso de formação em Educomunicação tem como objetivo ensinar aos servidores técnicas e ferramentas de produção de comunicação, para que possam desenvolver ações que dinamizem o ecossistema comunicacional entre os servidores e o público alvo atendido pelo poder público municipal, propiciando espaços mais abertos e democráticos de diálogos e fluxos informacionais. Eles já realizaram várias reuniões de pauta, ações de plantio de árvores em mata ciliar, análise de nascentes e muitos debates sobre como chamar a  atenção da população para a proteção à natureza.

Fonte: Tiago Dedoné - Secom PMA