Em dois dias, 14 e 15 de abril, os Rios Paranapanema e Cinzas, receberam um milhão de peixes juvenis da espécie Pacu, do Programa de Reposição do Estoque Peixeiro, do governo do Estado, que repova os principais rios paranaenses.

Na manhã de quarta-feira (14), os prefeitos: José Ronaldo Xavier (PTB) de Andirá e Reinaldo Custódio da Silva (PR) de Palmital-SP, participaram da soltura no Rio Paranapanema, no loteamento Canoas II, há 15 km de Andirá.

Na quinta-feira (15), a reposição foi feita no Rio das Cinzas, na Associação dos Servidores Públicos Municipais, distante cerca de seis quilômetros da cidade.

O prefeito andiraense agradeceu ao governo do Estado pelo investimento de  mais de R$ 350 mil no município, através do Programa,  destacando  que ,  “O repovoamento dos rios estimulará  as atividades pesqueiras   na região, agregando rendas às famílias de pescadores artesanais, além de favorecer o desenvolvimento turístico através da pesca esportiva e lazer”.

Na oportunidade, às margens do Rio Paranapanema, Xavier assinou a renovação do convênio do município com a Emater, por mais três anos.

Os eventos coordenados pela secretaria da agricultura, contaram com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes da SEAB, Duke Energy,  EMATER  e  estudantes e professores das escolas municipais e estaduais de Andirá

O projeto desenvolvido pelo Governo do Estado possibilita o repovoamento  de espécies nativas nos rios paranaenses,  preserva   o meio ambiente e aumenta a renda de pescadores artesanais, além de garantir empregos   relacionados à pesca esportiva.

A iniciativa  se soma a outras ações  praticadas pelo Governo do Paraná em benefício do meio ambiente, como o incentivo do plantio de mata ciliar às margens de nossos rios, que melhoram a qualidade das  águas e, conseqüentemente, a qualidade de vida dos paranaenses.

Imagens  na galeria de fotos.

Fonte: Da assessoria