Prefeitura Municipal de Andirá - Paraná

A Prefeita de Andirá, Ione Abib, recebeu recentemente a equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O objetivo foi mobilizar o órgão e a Autarquia Municipal de Água e Esgoto de Andirá (Samae), para produzirem um levantamento técnico sobre a realidade situacional do sistema de água do município, que há anos enfrenta situações de complexidades estruturais. Como grande parte das tubulações é antiga (algumas, mais de 40 anos), já não suportam mais a pressão de água e acabam havendo rompimentos periódicos e interrupção de fornecimento à população, gerando transtorno.

Algumas regiões têm o problema mais intensificado, como é o caso da Vila Americana e bairros arredores. Lá, há água em abundância, segundo informou o diretor presidente do Samae, Antônio Carlos Pícolo Furlan; mas, a água tem dificuldades de chegar até a população, devido ao grande número de rompimentos.  

Um projeto advindo da Funasa com a meta de trocar as tubulações em algumas regiões, como a Vila Americana, foi realizado no ano passado, mas, acabaram não realizando as interligações nas residências e comércios. É uma demanda de urgência que precisará ser feito. Os técnicos especialistas da Funasa estiveram em Andirá apresentando dados e conversando com a equipe. Ficou acordado que eles irão fazer um diagnóstico do sistema todo, com o intuito de apontar os reais problemas e as alternativas de soluções para que o município consiga equacionar as demandas. Segundo eles, o relatório já estará nas mãos da prefeita nos próximos dias. "Os técnicos farão um trabalho a partir de março. Na primeira semana após o carnaval, referente ao sistema de distribuição. Teremos um prognóstico para que possamos fazer os investimentos", disse o diretor presidente.

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação