O vice – prefeito de Andirá, Antônio Carlos dos Santos (Galizé), esteve em Brasília nesta última semana em busca de recursos para  o município. Ele cumpriu agendas em audiências no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e se reuniu com o deputado federal Sandro Alex (PP). Ele esteve em busca de emendas para o município. Durante o encontro no Ministério, ele foi informado pelos técnicos que Andirá tem recursos no Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), que não foram gastos nos últimos anos e que se acumulam desde 2009. Ele foi alertado que o Ministério baixou uma portaria informando que será feita uma avaliação trimestral para fazer um levantamento se os municípios estão utilizando os recursos enviados pelo Governo Federal. Se não estão, vão perder, pois o ministério subentende que o município não esteja precisando.

Nas informações transmitidas pelos técnicos, destacaram, ainda, que além de perder o recurso acumulado, ainda serão suspensas as parcelas atuais, voltando a receber somente após a próxima avaliação trimestral. Porém, sem receber o retroativo pelo qual foi suspenso. Hoje, Andirá tem R$ 335 mil acumulado na conta do Fundo, divididos em cinco blocos: proteção social básica, proteção social especial de média complexidade, proteção social especial de alta complexidade, IGD SUAS e IGD Bolsa Família. Estes recursos acumulados já estão na conta e podem ser gastos com custeio: água, luz, material de consumo, telefone, pagamento de material efetivo.

O Vice informou que o município não vai perder estes recursos e já tem projetado o uso destes recursos para pagamento de funcionários, melhorias no Projeto Esperança e na República dos Aposentados, entre outras ações. Ele também informou que conseguiu uma emenda parlamentar para a Saúde de Andirá.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM