Servicos

O QUE É O SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM)?

O SIM é responsável por garantir a segurança alimentar, assegurando a qualidade sanitária dos produtos de origem animal que são produzidos no Município de Andirá – PR, e que chegam até a mesa do consumidor. O SIM está vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no Município de Andirá - PR, sendo de circulação restrita ao território municipal. Estão sujeitos à inspeção e fiscalização, os estabelecimentos de:

- carne e derivados;

- pescado e derivados;

- ovos e derivados;

- leite e derivados;

- produtos de abelhas e derivados;

- produtos de origem animal não comestíveis;

- autosserviço: são aqueles que realizam o comércio no próprio estabelecimento, sem distribuição, de produtos de origem animal fracionados, manipulados e embalados na ausência do consumidor e que fiquem expostos à disposição dos consumidores. Exemplo: bandejas de produtos cárneos, pescados e frios porcionados e embalados pelo estabelecimento sem a presença do consumidor.

SÃO ATRIBUIÇÕES DO SIM:

- Inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;

- Realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;

- Realizar coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais;

- Notificar, emitir auto de infração, apreender produtos, suspender, interditar ou embargar estabelecimentos e produtos; levantar suspensão ou interdição de estabelecimentos;

- Realizar ações de combate à clandestinidade;

- Realizar outras atividades relacionadas à inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, por ventura, forem delegadas ao SIM.

Além de suas atividades regulamentares, o SIM de Andirá desenvolve atividades de caráter informativo, orientativo e educativo.

VANTAGENS COM A IMPLANTAÇÃO DO SIM:

- Agregar valor à produção agroindustrial de produtos de origem animal;

- Comercialização local para o mercado institucional – Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA);

-Possibilidade de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (SUSAF) e ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) para comercialização Estadual e Nacional;

- Garantia de qualidade do produto ofertado;

- Credibilidade junto ao consumidor;

- Padronização dos produtos e serviços.

LOGO DO SELO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL:

INFORMAÇÕES:

Médica Veterinária responsável pelo SIM: Amanda Fernanda Nascimento

Endereço: Rua Mauro Cardoso de Oliveira, 190, Jardim Vesper - Andirá - Paraná

Atendimento: 07:00hs às 11:00hs e 13:00hs às 17:00hs / Segunda à Sexta-feira

E-mail: simandirapr@gmail.com

LEGISLAÇÕES:

Lei Municipal nº. 3.336/2020:

Decreto Municipal nº. 9.007/2020:

Decreto Municipal nº. 9.075/2020: