A Prefeitura Municipal de Andirá, através da Secretaria Municipal da Saúde realizou hoje, dia 24 de março no Cine Teatro São Carlos a XIV Conferência Municipal da Saúde de Andirá, que discutiu os investimentos e políticas públicas para a saúde do município nos próximos anos.

A Conferência Municipal da Saúde acontece a cada 4 anos, e tem como objetivo discutir as políticas públicas relacionadas à saúde do município. O tema nacional das conferências foi lançado como: “Amanhã vai ser outro dia” E os eixos: “O Brasil que temos” e “O Brasil que queremos”.

A prefeita Ione Abib relembrou os momentos difíceis que os profissionais de saúde e o poder público enfrentaram durante a pandemia e que nós tínhamos na época apenas dois respiradores, e o governo federal nos mandou mais quatro, sendo dois para o hospital e dois para as ambulâncias que são usados na transferência de pacientes, e lamentou também a perca do melhor amigo Gilmar Leonardo e de tantos outros amigos queridos e agradeceu a todos os servidores da saúde por tudo que fizeram.

A Secretária da saúde Ednyra Godoy disse sobre o Brasil ser o único país do mundo que possui um plano de saúde para toda a sua população, seja rico ou pobre, o SUS está para todos, mas precisa ser aprimorado para ajudar mais os municípios, que gastam muito além dos 15% exigidos pela lei , a exemplo de Andirá que em 2022, aplicou 23% na saúde.

" Agradeço aos Agentes Comunitários de Endemias pelo belo trabalho que têm feito, no enfrentamento da dengue,mas que infelizmente passam horas do dia “limpando o lixo”das casas e terrenos, pelo desleixo de alguns munícipes que se colaborassem, não estaríamos em epidemia. Vivemos tempos difíceis quando na pandemia do Covid 19 e ainda não aprendemos tudo da lição deixada. Empatia é o que falta para muitas pessoas.

E em meio a tantas lutas, o importante é não desistir da luta, e sempre acreditar que “Amanhã, será outro dia”, disse a secretária.

A coordenadora da 18ª regional da saúde, Eliana Catucci destacou a importância de mudanças no financiamento da saúde. Segundo ela, os municípios são os que mais pesam no investimento da saúde, e é necessário que cada ente federativo assuma sua responsabilidade para garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

Tivemos na abertura da conferência, as crianças do Projeto Esperança, que fizeram apresentações de música, judô e dança, mostrando a importância do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

A Nossa Palestrante Eloá Baptistone Wada Hebel, falou sobre os direitos a defender o SUS, a vida e a democracia. Destacou que na década de 1986 foi a primeira conferência nacional de saúde aberta à sociedade e seu relatório final serviu de base para o capítulo sobre,

resultando na criação do sistema único de saúde (SUS). E, destacou também que os gastos da saúde com a pandemia chegou a R$ 38,2 bilhões na saúde e que no Paraná os gastos foram de R$ 208 milhões no combate ao coronavirus em quatro meses de pandemia, aponta levantamento e falou sobre os desafios para ter uma saúde pública de qualidade.

Fonte: Danilo/SECCOM