Com o plenário da Câmara Municipal de Vereadores lotado, nesta segunda-feira (23), a Audiência Pública de Apresentação das Metas Fiscais do I Quadrimestre do ano, expôs a análise situacional de receitas e despesas nas diversas secretarias do governo municipal de Andirá. Secretários, funcionários de diversas áreas, vereadores, imprensa e comunidade estiveram presentes na apresentação coordenada pela diretora do departamento contábil da Prefeitura, Simone Zanon.

Nos dados, o total das receitas correntes prospectados para 2016 é de R$ 52.050.857,11 (acrescidos, ainda, do superávit de R$ 1.206.158,90 e um excesso de R$ 161.957,29, totalizando R$ 53.418.973,30); neste primeiro quadrimestre a soma do total de receitas foi de R$17.256.234,00, o equivalente a 33,15% do estipulado. As receitas correntes e de capital referem-se à transferências da União, Deduções de Transferência do Estado, Multas e Juros, Indenizações, Dívida Ativa, Dedução do Fundeb; Operações de Crédito; Transferência de Capital.

Já no que tange as despesas, os demonstrativos apontam que a prospecção para 2016 é de R$ 53.418.973,30, sendo que, neste primeiro quadrimestre a projeção da despesa liquidada foi de R$ 15.466.544, 28,78%. Este montante refere-se às Despesas Correntes (Pessoal e Encargos Sociais, Juros e Encargos da Dívida, Outras Despesas Correntes), Interferências Financeiras (Legislativo Municipal e Fundo de Previdência Municipal), Reserva de Contingência, Despesa de Capital (Investimentos e Amortização da Dívida). Do total destas despesas, 49% são com Pessoal e Encargos Sociais.

Na seqüência, os demonstrativos do Fundo de Previdência Social dos Servidores Público do Município de Andirá (Funpespa) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), também foram apresentados pelos gestores técnicos dos respectivos órgãos.