Fotos – João Batista Campos

Até dia 11 de maio (terça-feira), andiraenses e visitantes terão a oportunidade de conhecer a arte feita no Norte Pioneiro do Estado. Está aberta ao público a “Mostra Regional de Artes Visuais 2010”, com obras de 20 artistas de cidades integrantes da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro. Obras escolhidas por comissão julgadora formada por Cristina Mendes, Júlio Manso Vieira e Richard Bischof, artistas plásticos e atuantes no meio artístico paranaense.

A mostra homenageia o artista plástico Jefferson César, nascido em Siqueira Campos no ano de 1932, e faleceu em 1981, na cidade de Curitiba.

A abertura do evento, na noite de terça-feira (04) contou com as presenças dos artistas, prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) e esposa; vereador Paulo Fernandes de Brito; secretária de municipal de Educação, Sirlei Maria de Freitas Aguiar; representando a Amunorpi, Aline Sales (chefe do Departamento de Cultura de Jacarezinho), representando o Governo do Estado, Eliana Moro Réboli, Chefe da Coordenação do Sistema Estadual de Museus.

Eliana destacou que a Mostra em Andirá é a 15ª Edição de um trabalho que está sendo desenvolvido em todas as regionais do Estado, “esses eventos visam valorizar a arte regional paranaense, assim como incentivar e valorizar o artista. Estimulando a arte, para que trabalhem e sejam valorizados cada vez mais”, afirma.

Artistas andiraenses com trabalhos em exposição foram conferir de perto a reação do público ao ver seus trabalhos. Na mostra estão expostas pinturas de Ana Lúcia Enéas, Edilene De Marchi Lima, Eliana De Marchi Bonancin, Helo Resende e MR Coleti. Com destaque para Edilene De Marchi premiada pela sua obra “Entardecer na Varanda”, que afirmou se inspirar em momentos do cotidiano... em lembranças de locais por onde vive e/ou passa. Sobre sua obra premiada, a artista diz que “é inspirada na varanda onde recebe visitas”. Edilene afirma que o vinhedo é inspirado em plantações da região de Provence, França.

Muita simpática e extrovertida, a artista Helo Resende diz gostar muito de “Natureza Morta”, e tem na Mostra duas obras, sendo uma delas inspirada no cotidiano bucólico das cidadezinhas de Minas Gerais, unidade da federação de onde vieram seus ancestrais.

A Mostra Regional de Artes Visuais 2010 pode ser vista no Cine Teatro São Carlos, na esquina da Rua São Paulo com Rio de Janeiro, em Andirá.

Fonte: Freddy Macedo – Jornal Folha de Andirá