A  Devesa Civil de Andirá , realizou no sábado (09), junto com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária,  arrastão contra a dengue.  A ação que envolveu cerca de 200 pessoas; máquinas; caminhões e equipamentos da prefeitura, contou com a  colaboração especial dos atiradores do  TG  01-005 de Cambará. A atividade teve como objetivo, além de ações educativas de combate ao mosquito transmissor da doença, vistoriar os imóveis da comunidade , fazendo coleta e eliminação de criadouros.

Combater a dengue também é exercício de cidadania. Não deixe água parada em casa. Proteja sua família e a de seu vizinho. Dengue é um problema sério que podemos evitar com medidas simples.

Casos de dengue confirmados chegam a 10.332 no Estado

O Paraná já registrou 10.332 casos confirmados de dengue em 2011. Os dados foram divulgados na segunda-feira ( 11 )pela Secretaria de Saúde do Estado. No total, são 10.091 casos autóctones, quando o contágio ocorre dentro do Estado, e 241 importados. As suspeitas da doença somam 36.063 notificações.

De acordo com o relatório divulgado pela Sesa, Londrina e mais 17 cidades apresentam incidência superior a 300 casos por 100 mil habitantes. São eles: Cornélio Procópio, Capitão Leônidas Marques, Jacarezinho, Jataizinho, Porecatu, Santa Terezinha de Itaipu, Sertaneja, São Sebastião da Amoreira, Ibiporã, São Miguel do Iguaçu, Quarto Centenário, Foz do Iguaçu, Cambará, Uraí, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana e Guaíra.

Já os municípios de Nova Olímpia, Leópolis, Carlópolis, Nova Fátima, Joaquim Távora, Rancho Alegre, Jaguapitã, Florestópolis, Cambé, Nova Santa Bárbara, Santo Antônio da Platina, Assaí, Cafeara e Astorga apresentam incidência superior a 100 casos por 100 mil habitantes. O Ministério da Saúde considera incidência alta acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Acima de 100 casos por 100 mil é considerado alerta.

A Sesa anunciou que dez técnicos da secretaria serão enviados para o oeste do Estado. Eles vão apoiar os municípios da região que enfrentam dificuldades para realizar o controle da dengue, especialmente Guaíra, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.

Andirá  tem  05 casos confirmados. O3 autóctones e 02 importados.  A informação é do Chefe da Vigilância Sanitária Municipal, Dr. Antônio Roberto Dalosse.

Fonte: Da assessoria - João Campos