Prefeitura Municipal de Andirá - Paraná

Criatividade, boas idéias, noções de empreendedorismo, mobilização, ampliação da socialização, aprendizagem. Essa mistura de boas práticas está mobilizando as escolas da rede municipal de ensino de Andirá. Na última semana, a Escola Municipal Arco Iris promoveu um encontro de apresentação dos trabalhos realizados no projeto  “Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP”, uma parceria da Prefeitura de Andirá (através da Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo) com o Sebrae. A meta foi apresentar aos alunos, com debates, atividades de produção, uma alternativa de pensar o empreendedorismo, a autonomia, o desenvolvimento de habilidades artísticas e o espírito de proteção ao Meio Ambiente, com a produção de brinquedos com recicláveis.  

Pais, alunos, professores e autoridades participaram do encontro. O projeto do Sebrae – que inclusive disponibilizou todo material didático pedagógico para debater sobre o empreendedorismo no conteúdo programático da escola – tem, como norte, o desenvolvimento de comportamentos empreendedores, desenvolvidos de forma lúdica. E as respostas dos alunos da rede municipal de ensino de Andirá têm sido de muita criatividade, espírito cooperativo e expressão de novas habilidades.

As apresentações dos trabalhos aconteceram numa sala da escola, montada e decorada especialmente para receber os visitantes, como uma loja. A inauguração da loja - chamada Sonho Meu - teve até o momento do corte do laço, feito pelos próprios alunos  A diretora da instituição, Andréa Ribeiro Valentin Fernandes, acompanhou as exposições e recepcionou os pais e autoridades, explicando os procedimentos de produção e a receptividade dos alunos ao projeto. Além do projeto JEPP, a escola também apresentou o projeto Biblioteca, desenvolvido durante o ano, com o intuito de ampliar a prática da leitura. Para expor as atividades pedagógias voltadas ao projeto, alunos e professores fizeram releiturs de obras literárias através de teatro e música.  A Prefeita, Ione Abib, esteve presente no evento, juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni; e a secretária de Educação, Laudicea Mello Pereira. Ela está acompanhando as apresentações do projeto JEPP em todas as escolas e manifestou satisfação com a manifestação dos projetos apresentados, todos, frutos de muito empenho e dinamismo. No final das exposições, os alunos brincaram com os brinquedos produzidos. 

O JEPP é fruto da Lei 2.867/2017 (Lei Geral Municipal de micro e pequena empresa), que possibilitou que Andirá entrasse, este ano, no Programa Cidade Empreendora. Os trabalhos de formação pedagógica em empreendedorismo, com apoio e orientação do Sebrae estão sendo desenvolvidos em todas as escolas da Rede Municipal. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, os trabalhos mostraram empenho dos professores e direção, no debate e entendimento da missão de despertar habilidades e autonomia. 

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação