Quem passa pelas praças e ruas centrais de Andirá com certeza deve estar notando algo novo no visual: As novas lixeiras viabilizadas pela prefeitura, através de parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio ambiente, com o comercio local e a empresa Visual Plac, de Colorado (PR) São 38 unidades distribuídas em pontos estratégicos, incluindo hospital, posto de saúde, paço municipal e outras repartições públicas. As lixeiras têm capacidade para 50 litros e serão periodicamente esvaziadas por funcionários da prefeitura. A medida visa reduzir o descarte de resíduos de mão nas ruas, já que, mesmo com as antigas lixeiras, muitas pessoas ainda jogam lixo no chão causando vários transtornos à população, o entupimento de bueiros, por exemplo.  “Esperamos que a comunidade colabore colocando o lixo nas lixeiras e ajudando a preservá-las. Assim teremos uma cidade mais limpa e agradável”, destaca o Secretário de Agricultura e Meio - Ambiente, Renato Cezar Martins. O secretário alerta, no entanto, que as novas lixeiras não devem ser utilizadas para descarte de resíduos produzidos em lojas e residências.

A instalação de lixeiras é primordial para incentivar e promover a limpeza publica, e com apoio do comercio, o governo municipal está fazendo a sua parte. Agora cabe a nós cidadãos andiraenses contribuir para que as vias públicas estejam sempre limpas e organizadas, utilizando os equipamentos e denunciando vandalismo contra o patrimônio público.

Se a desculpa para jogar lixo no chão era a falta de lixeira, agora não é mais. Colabore, uma cidade limpa não é a que mais se varre, mas a que menos se suja.

Confira nas imagens  a baixo alguns locais onde as lixeiras foram instaladas.

Placas nominativas

A parceria da prefeitura com o comércio local e a Visual Plac, ainda prevê a instalação de 280 placas identificadoras de ruas, cuja instalação deve iniciar nos próximos dias, beneficiando vários bairros. O objetivo da ação é garantir a cidadania, já que a as placas nominativas facilitam a locomoção de moradores e visitantes, além de agilizar a entrega de encomendas, compras e correspondências.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - João Campos