A segurança pública se tornou umas das principais questões de debates do momento em Andirá. O índice de assaltos na cidade tem sido alarmantes, assustado e exigido ações integradas e afirmativas de proteção a população, principalmente por parte das autoridades. No dia 23, vários órgãos da cidade como a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário, Promotoria de Justiça, Associação Comercial, representantes de Conselho de Segurança, Imprensa e população participaram de uma sessão extraordinária apontando as principais problemáticas e soluções. Do encontro, mais de 80 tópicos de sugestões e apontamentos.

O relatório com dados da realidade situacional, necessidades e sugestões será entregue ao governo do Estado, para que se mobilize nas articulações de soluções. A Prefeita, Ione Abib, se reúne nesta terça-feira, dia 14, com o Secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita; e com o governador, Beto Richa. “A hora de pedir já passou. Agora temos que ir para exigir. Nós somos um povo trabalhador. Daqui vai um caminhão de imposto para o Estado. E nós precisamos ter retorno. Outras questões a gente consegue resolver, mas, a segurança pública, não está ao nosso alcance”, destacou a prefeita, apontando, ainda, que mesmo não sendo obrigação do município, Andirá cede funcionários e o espaço onde hoje está alocada a Polícia Militar. “O que for possível, nós vamos ajudar, sim. Agora pegar em armas não nos compete. E o que foi dito lá na reunião é que nem em armas a nossa polícia está aparelhada o suficiente. Nós temos hoje a PM trabalhando com uma equipe e precisamos de pelo menos duas. Precisamos de infraestrutura e efetivo na nossa polícia”, destacou.

A Prefeita disse que já autorizou a PM de Andirá a buscar um outro local, que seja apropriado para a polícia. A Prefeitura vai pagar o aluguel, enquanto o Estado não adquire um local específico. Outra questão importante são as câmaras de segurança. A Prefeita já autorizou a aquisição de câmaras de segurança, que serão instalados nos equipamentos públicos e em locais estratégicos da cidade, para ajudar na ampliação da segurança. Outra ação estratégica importante que o governo municipal vai trabalhar é na prevenção, descentralizando e ampliando políticas públicas para todas as comunidades e escolas, em áreas como educação, assistência social e ensino profissionalizante, políticas públicas de juventude, esporte e cultura.