A solenidade em frente à Prefeitura contou com a presença
de autoridades, lideranças políticas e populares

Os três novos ônibus foram entregues pelo prefeito Xavier para a Secretária de Educação, Sirlei Maria de Freitas Aguiar

Para a Ação Social foram entregues dois carros, um será de uso exclusivo do CRAS

O prefeito José Ronaldo Xavier, entregou para a comunidade, na última sexta-feira (31), três novos ônibus que passam a integrar a frota de transporte de estudantes e dois carros que darão celeridade aos trabalhos realizados pela Secretaria de Ação Social. A medida é mais uma demonstração de respeito da administração pela população.

Os novos ônibus são especiais, resistentes, equipados com bancos com cores diferenciadas para deficientes, tacógrafos, painéis eletrônicos, contam com cintos de segurança em todas as poltronas, são mais altos, próprios para trafegar na zona rural. Obedecem rigorosamente às normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Os novos veículos foram viabilizados pela administração, através do programa estadual “Transporte Escolar”, implantado no Paraná pelo governador Roberto Requião, no início do ano.

Para se beneficiar do programa, a prefeitura precisou pagar à vista o seguro dos veículos,       R$ 12 mil reais e os motoristas tiveram que participar do curso de direção, ministrado por técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, cujo conteúdo é composto por assuntos específicos, como direção defensiva, primeiros socorros e manutenção básica do veículo, e temas gerais, como direitos e deveres do cidadão, legislação trabalhista, saúde e segurança.

“É mais um passo que estamos dando para renovar a frota pública municipal. Chega de trabalhar com sucatas que ficam mais em oficinas que na prefeitura. Com os novos ônibus as crianças serão transportadas com mais conforto e segurança e com os dois carros que estamos entregando, um Corsa para a Secretaria de Ação Social e uma Ipanema para o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), os trabalhos prestados à população, por estes setores, serão mais ágeis e mais eficientes”, destacou Xavier.

Trator solidário

Na mesma solenidade, Xavier entregou quatro tratores financiados pelo programa paranaense, “Trator Solidário”, para os produtores rurais andiraenses: José de Souza Aranha, Laertes Aparecido Paludeto, Marcos Outuki e Adenilson Lourenço.

Eles terão prazo de 10 anos para quitarem os implementos, avaliados em cerca de R$ 250 mil, com carência de dois anos e juros de 2% ao ano.

O programa que beneficia pequenos agricultores enquadrados no Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar) é resultado de parceria da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) com a prefeitura municipal, Banco do Brasil, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

“A entrega desses implementos aos nossos produtores rurais, é muito importante para a valorização da agricultura familiar do município que precisa de incentivo para desenvolver alternativas de rentabilidade nas pequenas propriedades. “Estamos investindo em diversas áreas para melhorar a qualidade de vida da população andiraense. Esse é o nosso objetivo, prosperidade para todos”, assinalou Xavier, lembrando de outros  projetos que devem começar em poucos meses, como a construção da Agência do INSS, Fórum Eleitoral, casas populares, usina de açúcar e a aquisição de uma área de dois alqueires às margens da BR 369, para a instalação de indústrias.

O deputado estadual Jonas Guimarães (PMDB), participou da solenidade. Ele elogiou a administração do prefeito Xavier, lembrando que o apoiou na campanha e que agora tem a satisfação de comemorar as conquistas com ele e com toda a comunidade andiraense.

Além de Jonas Guimarães, estiveram presentes na entrega dos veículos: Kleber Geraldo Vieira, Gerente de Negócios do Núcleo Regional da EMATER; Roberto Moreira, Chefe do Núcleo Regional da SEAB; equipe da unidade da Emater de Andirá; José Frederico Neto, gerente do Banco do Brasil de Andirá, vereadores André Anderson Rossato, João Padeiro, José Odair Bonacin, Chibata e  Milton Petrica; secretários municipais;  Dartagnan Mussi Filho, vice–presidente do partido Democratas; Claudeci Antônio dos Santos, 2º Sargento do Pelotão da PM de Andirá; Wagner Luiz Calixto, provedor da Sociedade Hospitalar Beneficente de Andirá; Roberto Garcia, diretor do Hospital; médicos, Gerson Gomes e Gerson Gomes Filho; agricultores e  demais convidados.

Fonte: Da Assessoria