A Prefeitura Municipal de Andirá publicou a portaria (11198/2017), que determinou a instauração de Procedimento Administrativo para apurar os fatos ocorridos nos dias 24 e 25 de novembro a respeito do atendimento da usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), que foi picada por animal peçonhento (cobra) e veio a falecer. Na Sindicância, a Prefeitura enaltece que o governo “tem o dever de verificar falhas eventualmente ocorridas eventualmente ocorridas na prestação do serviço público de saúde, especialmente no que tange a logística e eficiência no atendimento às emergências e urgências”. O SUS é uma rede interligada, contando com atendimento local e regional - público e privada -; e o município faz repasses para que os atendimentos também sejam feitos de forma a garantir o direito do cidadão.

Por isso, uma comissão foi designada para acompanhar e desenvolver os trabalhos de investigação. Para bem cumprir as atribuições, a comissão terá acesso a todas as documentações necessárias para elucidação dos fatos, e até mesmo a autorização para colher quaisquer depoimentos e demais prova que entender necessários. A Prefeita de Andirá, Ione Abib, ordenou que seja feita uma apuração minuciosa, buscando elucidar os fatos para que, se houve erro de atendimento, que se aplique a justiça.

PORTARIA DA SINDICÂNCIA