Com o objetivo de estabelecer uma parceria em cursos de capacitação profissional e produções científicas, professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) estiveram na Prefeitura de Andirá nesta semana. Eles foram recebidos pela Prefeita Ione Abib e pelos secretários de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné; Administração, Marcos Pimenta; Educação, Professora Laudicea Melo e pelo diretor da secretaria de Agricultura, Thiago Fregolão. O Presidente da Câmara de Vereadores, Claudemir Dragone, também participou do encontro.  O objetivo foi a articulação de uma agenda de eventos de formação voltados aos profissionais da prefeitura e a população. “Nós queremos construir estratégias em conjunto, principalmente junto com os professores”, destacou a professora Sônia Meregi, uma das coordenadoras de projetos da UENP.

O diretor de pós - graduação, professor Jorge Sobral da Silva Maria, durante o encontro, disse que a universidade tem muito interesse em projetos de parceria com a prefeitura, nas diversas áreas de cursos e linhas de projetos e pesquisas em que ela está atrelada. Inclusive já adiantou que a Universidade vai abrir nos próximos dias um curso de pós graduação em Humanidades e vai vir estender o convite aos profissionais da Prefeitura. Mas, o objetivo foi fomentar parcerias de cursos, no primeiro momento. A Prefeita agradeceu o apoio e disponibilidade da instituição universitária no fomento de projetos de formação continuada e pediu a equipe de secretariado que analise as principais demandas para que se possa construir em conjunto ações estratégicas de formação. Uma das áreas pontuadas durante o encontro foi com relação ao Meio Ambiente.

Outra área apontada foi a de cursos relacionado à informática. O secretário de Cultura e Comunicação, responsável, também, pelo Telecentro, está buscando parcerias para cursos diversos na área. A disponibilização da instituição será muito importante. “Nós estamos trabalhando a reestruturação do planejamento pedagógico do Telecentro; os conteúdos e catálogos de cursos. Precisamos de ofertas que dinamizem e potencializem os currículos dos jovens quando disputarem o mercado de trabalho. Isso é responsabilidade nossa e vamos trabalhar firmes para dar as condições para que se efetive”, concluiu.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM